A bancada de oposição ao prefeito Sarto na Câmara Municipal de Fortaleza é formada, oficialmente, por 10 vereadores e conta com o apoio dos pedetistas Júlio Brizzi e Enfermeira Ana Paula, esta atualmente licenciada da Casa Legislativa. Esse grupo está cada vez mais distante da gestão da Prefeitura e próximo do governador Elmano de Freitas.
Na sexta-feira passada, durante o lançamento do programa “Ceará sem Fome”, parte dessa oposição esteve presente ao evento e fez questão de publicar fotos ao lado do chefe do Poder Executivo Estadual, inclusive, Enfermeira Ana Paula e Júlio Brizzi. Quando é apontado como membro da oposição, Brizzi desmente e diz ser um parlamentar “independente”. No entanto, essa posição tem como objetivo apenas evitar qualquer punição por parte da agremiação.
Os vereadores têm sido recebidos no Palácio da Abolição pelo secretário de articulação política do governador, Valdemar Catanho, apoiado as pautas defendidas por Elmano de Freitas e, cada vez mais, criticado o prefeito Sarto em suas colocações na tribuna da Câmara Municipal. Boa parte dessa oposição é formada por ex-aliados do prefeito, que demonstraram insatisfação após votarem contrários ao projeto de Lei que criou a taxa do lixo de Fortaleza.
Bolsonaristas
São membros do grupo os vereadores Danilo Lopes (Avante), Gabriel Aguiar (PSOL), Adriana Nossa Cara (PSOL), Dr. Vicente (PT), Adriana Almeida (PT), Estrela Barros (Rede), Ronaldo Martins (Repu), Eudes Bringel (PSB), Léo Couto (PSB) e Ronivaldo Maia (sem partido). O grupo é apoiado por Enfermeira Ana Paula e Júlio Brizzi, do PDT.
Por outro lado, outro grupo foi formado na Casa, denominado de “bancada dos independentes”, que não são oposição, mas também não se identificam com a base governista do prefeito Sarto. Fazem parte deste colegiado os vereadores Márcio Martins (SD), Inspetor Alberto (PL), Priscila Costa (PL) e Inspetor Alberto (PL), todos aliados com pautas bolsonarisas.
jornalista Edson Silva