Após o presidente Lula cobrar dos ministros agilidade para publicação dos atos de nomeação dos apadrinhados de deputados e senadores, as expectativas é que, nesta semana, o Diário Oficial da União circule com os nomes de dirigentes de órgãos federais nos Estados.
EXPECTATIVAS NA BANCADA DO CEARÁ
Há expectativa, também, que essas nomeações contemplem deputados federais e senadores do Ceará. Segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o governo federal agora tem uma força-tarefa para destravar as 403 nomeações políticas que estão pendentes.
De acordo com Alexandre Padilha, a nomeação é um encaminhamento da reunião ministerial da última quinta-feira quando o presidente Lula levou aos ministros as cobranças feitas pelas parlamentares que integram a base de apoio ao Governo no Congresso Nacional.
As nomeações de indicados pelas bancadas fazem parte da contrapartida do Governo para a consolidação a base de apoio na Câmara e no Senado, que, nesses primeiros cinco meses de 2023, tem sido instável e motivo de muita reclamação entre líderes de bancadas.