O PT pretende realizar cursos pela internet para preparar os candidatos a vereador e prefeito nas eleições de 2024. O material será oferecido pelo site da Fundação Perseu Abramo, ligada ao partido e que veicula outros tipos de cursos, como o de preparação de novas lideranças, composto por aulas ministradas por petistas famosos, alguns por motivos não tão nobres, como os ex-ministros José Dirceu e Guido Mantega e o ex-presidente do PT José Genoino.
A ideia é municiar os candidatos com informações relevantes para o período de campanha. Por exemplo: como realizar uma prestação de contas ou registrar uma candidatura na Justiça Eleitoral.
A primeira fase do plano do PT é lançar os cursos para candidatos a vereador. A fundação tem ao seu dispor um grupo de 40 professores responsáveis por ministrar as aulas. Num segundo momento, o foco será a disputa pelas prefeituras.
A Fundação Perseu Abramo quer envolver petistas do país inteiro e já tem um piloto pronto, focado para o estado de São Paulo, onde a legenda vem perdendo força ano após ano. Em 2016, no auge da Operação Lava Jato, o PT tinha o comando de 256 prefeituras paulistas. Quatro anos depois, em 2020, o número baixou para 170.
VEJA