Foto: Joanes Paulus |
Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (1º), a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte voltou a discutir a estrutura oferecida aos pacientes que realizam Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O serviço tem sido alvo de reclamações constantes de usuários que precisam realizar tratamento médico em Fortaleza.
O assunto foi levantado pelo vereador Janú (Republicanos), durante o Grande Expediente. Em seu pronunciamento, o parlamentar reproduziu vídeos que mostram pacientes, incluindo crianças e idosos, às margens de uma rodovia, após o veículo apresentar defeito durante o percurso. “Sem ‘eira nem beira’”, disse uma paciente, em tom de revolta.
“Está com mais de um ano que estou denunciando. O ônibus sequer tem manutenção porque não dá tempo. Um ônibus que não tem condições [de trafegar], um ônibus velho, sucateado, que não tem condições de viajar para Fortaleza”, denunciou o parlamentar.
Em um aparte à fala de Janú, o vereador Lucas do Horto (MDB) sugeriu que gestão municipal viabilize a instalação de uma casa de apoio em Fortaleza. “Às vezes a consulta não dura meia hora, e o paciente fica esperando o carro até a noite. Não custava nada uma casa de apoio na capital, como várias prefeituras têm”, afirmou Lucas do Horto.
Presidente de associação cobra políticas públicas para pessoas com deficiência
A adoção de políticas públicas que promovam mais acessibilidade e autonomia às pessoas com deficiência também pautou a sessão desta quinta. Na ocasião, o presidente Associação Municipal das Pessoas com Deficiência, Veríssimo Santos, reforçou a necessidade de ações voltadas para esse público, principalmente na infraestrutura urbana.
Em sua explanação, Veríssimo sugeriu intervenções no trânsito, como a instalação de semáforos eletrônicos e a retirada de postes das calçadas. “Eu estou aqui não só para falar para as pessoas com deficiência visual, mas para as pessoas em geral que são deficientes. Somos esquecidos pelo Poder Público. Essas pessoas têm o direito de ir e vir”, disse Veríssimo.
1º vice-presidente fala sobre CPI
A sessão desta quinta foi conduzida pelo 1º vice-presidente da Casa, vereador Raimundo Júnior (MDB), em virtude da agenda institucional do presidente Capitão Vieira Neto (PTB) a Fortaleza. Durante a condução dos trabalhos, Raimundo Júnior anunciou para a próxima terça-feira (6) a primeira reunião da CPI que vai investigar possíveis irregularidades na associação que fornece produtos da agricultura familiar para o município.
“Estou como presidente da CPI. Cada vereador vai trazer documentações para a gente começar a fazer as diligências. [A investigação] vai ser feita da forma mais tranquila e transparente possível. Pode ter certeza de que a comunidade não vai sair perdendo quanto a isso”, afirmou.
Ascom