O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence morreu neste domingo, 2, aos 85 anos. Ele estava internado há uma semana no hospital Sírio Libanês, em Brasília. A causa da morte é falência múltipla de órgãos.
Em rede social, o ministro Luís Roberto Barroso lamentou o ocorrido e afirmou que “é triste a notícia da partida de José Paulo Sepúlveda Pertence, um dos maiores que já passaram pelo STF”. “Brilhante, íntegro e adorável, influenciou gerações de juristas brasileiros com sua cultura, patriotismo e desprendimento. Fará imensa falta a todos nós”, disse.
Também em rede social, o ministro Alexandre de Moraes disse que “o Brasil perdeu um grande e incansável defensor da Democracia com a morte de Sepúlveda Pertence”. “Notável advogado, jurista e Ministro do Supremo Tribunal Federal, deixará um eterno legado de amizade, seriedade e Justiça”, afirmou.
Pertence foi nomeado no STF em 1989, pelo então presidente José Sarney. Ele permaneceu na Corte até 2007. Antes disso, foi Procurador-Geral da República.
Veja