Na Fecomércio, ministro da Pesca reafirma papel estratégico do Ceará no setor

Blog do  Amaury Alencar
0

                            


Com o objetivo discutir as demandas enecessidades dos pescadores artesanais do Estado do Ceará, o Sistema Fecomércio proporcionou um encontro da categoria com o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 28, na sede da Fecomércio. Além de destacar os principais desafios enfrentados, os pescadores também ouviram as propostas do Governo para o setor e novidades informadas pelo presidente do Sistema Fecomércio, deputado Luiz Gastão Bittencourt, como a implantação de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) destinadas aos pescadores.

“Essa iniciativa do EJA é para que os pescadores possam retomar o supletivo, ou mesmo se alfabetizarem para que avancem na sua profissão”, destacou Gastão, afirmando que além desse projeto, o Sistema Fecomércio, em parceria com a Superintendência de Pesca e Aquicultura no Ceará, também vai restaurar as jangadas e embarcações. Outro anúncio, foi a inclusão do pescado no Programa de Compra Direta lançado pelo Sistema Fecomércio, que destinou mais de R$ 26 milhões às compras de gêneros alimentícios para abastecer as cozinhas do Sesc e Senac.

“O nosso intuito é auxiliar o setor da pesca para que possa crescer economicamente e ocupar o espaço que merece, com o devido respeito para as pessoas que vivem da pesca”, finalizou.

O presidente da Federação dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Ceará, Raimundo Fêlix, pontuou todas as dificuldades enfrentadas hoje, pelo setor, como a flexibilização e desburocratização das vistorias nas embarcações, a garantia do seguro-desemprego, mais transparência em medidas provisórias e portarias, além do projeto de energia eólica que vem prejudicando a pesca. “A pesca necessita de homens com visão e determinação, porque o mar é um celeiro de desenvolvimento para qualquer nação. Tudo começa no mar”, defendeu.

O ministro André de Paula iniciou sua fala ressaltando a importância da recriação do Ministério da Pesca e a criação de uma subsecretaria de pesca artesanal, para o setor e seus trabalhadores. Ele se comprometeu em defender os pescadores e articular, junto ao Executivo Federal, as medidas necessárias para resolver os principais gargalos apontados durante o encontro pelos pescadores.

“Estou feliz de estar no Ceará, o Estado que está no mapa da pesca e é figura central do setor que vem crescendo aqui por mérito de vocês, pescadores. Agora, vamos dar as mãos e avançar ainda mais. Nossa força é a nossa unidade”, destacou.  

O encontro reuniu representantes do governo, políticos, empresários, pescadores e marisqueiros, associações, federações e representantes das colônias de pescadores de Fortaleza, Caponga, Beberibe, Amontada, Aquiraz, Pacatuba, Sabiaguaba e Paraipaba, além do povo Tapeba de Caucaia e do Coco do Iguape.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)