A secretária da Proteção Social (SPS) do Ceará, Onélia Santana, será homenageada pela Câmara dos Deputados com a Medalha Amigo da Primeira Infância em 24 de agosto, Dia da Infância.
O seu nome foi a indicação mais votada, recebendo apoio de parlamentares de outros estados, inclusive. A entrega da comenda a Onélia foi defendida pelos cearenses Luís Gastão, Domingos Neto e Célio Studart e pelo baiano Antônio Brito, todos do PSD.
Entre 54 candidatos apresentados, a secretária foi a mais votada, e deve receber a homenagem com outros quatro nomes. São eles a Associação Beneficente Nossa Casa (Santa Catarina), o juiz Dr. Sérgio Luiz Ribeiro de Souza (Rio de Janeiro), a Maria Teresa Saenz Surita Guimarães (Roraima) e o Paulo Roberto Leite de Arruda (Pernambuco).
Em 2015, ainda como primeira-dama do Estado, Onélia idealizou o programa Mais Infância, que se tornou referência nacional. Agora, como titular da SPS, ela toca as atividades obras e ações para combater a desigualdade.
MEDALHA AMIGO DA PRIMEIRA INFÂNCIA
A medalha é concedida pela Câmara dos Deputados a pessoas ou a instituições com destaque e relevância pela contribuição ao desenvolvimento, à atenção, à proteção ou à garantia de direitos da primeira infância no Brasil.
Ponto Poder