Foto: Divulgação /Reprodução
Informações publicadas acerca da reunião do diretório nacional do PDT ocorrida na última segunda-feira (3) dão conta que o hoje senador, Cid Gomes, teria aberto novamente a possibilidade de abrir mão da disputa pela reeleição em 2026 em favor de Ciro Gomes. Nesta questão, Cid teria afirmado que faria isso para que o irmão “pudesse ter ao menos um plano de saúde”.
Desde as eleições de 2022 o PDT vive um racha interno, já que Cid e Ciro Gomes tomaram caminhos diferentes. Cid mantém a aproximação com o grupo petista liderado por Camilo Santana, enquanto Ciro foi responsável pelo rompimento da aliança que vigorava há 16 anos.
Vivendo uma divisão familiar também, Cid vem tentando se reaproximar do irmão, e nessa linha já afirmou diversas vezes que abriria mão da reeleição no Senado Federal. Porém, dessa vez o tom foi mais incisivo, já que estava inserido no contexto da busca pelo comando do PDT Ceará, que passa a ser de Cid Gomes com a licença solicitada por André Figueiredo.
A reunião da segunda-feira (3) tentou arrefecer os ânimos entre os irmãos, todavia, sem sucesso até o momento, já que Ciro não teria gostado dos termos utilizados pelo irmão. Cid teria citado, ainda, as muitas dívidas que Ciro tem devido à condenações na justiça.