Publicidade
O nitrogênio é um dos nutrientes mais importantes no cultivo do algodão. No entanto, se administrado na quantidade incorreta, pode afetar diretamente o crescimento das plantas e, em consequência, a produção. Pesquisa realizada por professores e alunos da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri avaliou a recomendação da adubação nitrogenada para o algodoeiro nas condições edafoclimáticas (que relaciona características do solo, clima, temperatura, chuvas, umidade, dentre outras) da região cearense.
Parte dos resultados da pesquisa foi publicada no periódico Brazilian Journal of Biosystems Engineering. O estudo foi desenvolvido pelo professor Aureliano Albuquerque, do curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem, em conjunto com alunos bolsistas do programa de iniciação científica do Centec, por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
Os pesquisadores observaram que, de maneira geral, doses de nitrogênio superiores a 120 kg ha-1 prejudicam o crescimento e a produção de matéria seca do algodoeiro nas condições de clima e solo do Cariri Cearense. Além disso, foi verificado que a adubação nitrogenada excessiva reduz a eficiência de uso do nitrogênio pelo algodoeiro.
Considerando que o experimento foi realizado em uma região específica do estado, os pesquisadores consideram que é essencial a realização de estudos em diferentes locais do país, visando a elaboração de recomendações da adubação nitrogenada mais precisas para a cultura do algodão.