ÁPICE EM 2012; QUEDA EM 2020
As últimas duas eleições municipais foram marcadas pelo emagrecimento do PT nas Prefeituras: em 2012, a sigla chegou ao ápice no mapa eleitoral das cidades brasileiras ao conquistar 630 prefeituras, mas com o desgaste da imagem nacional e o impeachment da presidente Dilma, a legenda perdeu consistência, caiu, em 2016, para 256 prefeituras e, em 2020, para 183.
O quadro nacional, com o Governo Federal, além do fortalecimento da sigla na Região Nordeste, abre caminhos para o PT triplicar, nas eleições de 2024, a quantidade de prefeituras. O cenário é favorável e, no Ceará, a estimativa dos dirigentes estaduais aponta para a vitória em mais de 50 cidades.
O líder do Governo Lula na Câmara, deputado José Nobre Guimarães, acompanha com lupa o movimento pré-eleitoral nos municípios cearenses, trabalha para o PT dobrar o número atual de prefeituras e destaca que uma das prioridades é a conquista da Prefeitura de Fortaleza, que, nas três administrações, está sob o comando do PDT.
Guimarães não tem dúvidas de que, com a liderança do presidente Lula, a força eleitoral do Ministro Camilo Santana e o trabalho do Governador Elmano de Freitas, as urnas serão, em 2024, generosas com o PT
Ceará Agora