Ceará: terra do leite

Blog do  Amaury Alencar
0

                         


O Ceará está atingindo a meta de produção de 1 bilhão de litros de leite por ano fornecido para a indústria de laticínios. O número tem relevância, mas representa apenas 40% da necessidade de uma só empresa, das nove que beneficiam o produto no Ceará. 

Os negócios envolvendo a bacia leiteira fizeram da Betânia a 5ª maior empresa de laticínios do País. São mais de 6.500 produtores que atuam como fornecedores para sua fábrica.  No Ceará, mais de 50 mil produtores rurais têm suas vacas produzindo leite, e o negócio cresce a cada ano. 

O município de Milhã, no Sertão Central, produz o melhor leite entre todos os produtores. São 65 propriedades rurais que receberam investimentos do poder público e da prefeitura em semens e criaram um excelente  plantel com esse melhoramento genético.

É preciso, entretanto, mais investimentos e dedicação ao setor. A Ematerce e o Sebrae têm sido os únicos investidores em um setor que fez surgir uma classe  média rural na região mais pobre do Ceará, em pleno semiárido.

A produção de leite pode mudar a realidade da agricultura familiar. Será mais uma receita. Outra renda poderia acontecer através da parceria com o setor da avicultura, com a possibilidade de o pequeno produtor criar frangos e vendê-los para as granjas. A economia do campo tem um potencial  para vislumbrar um  aumento de renda dos produtores.

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)