Foto: Diego Vara
Cristiano Zanin assume oficialmente nesta quinta-feira (3) o posto de mais novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A posse está marcada para ocorrer durante a tarde, no início da sessão plenária. Pontua-se que a expectativa é que seja uma posse rápida e sem discursos. Zanin foi sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado em 21 de junho, em seguida teve seu nome aprovado pela maioria dos senadores.
Zanin foi o primeiro ministro da suprema corte indicado por Lula neste terceiro mandato, a indicação veio em face da aposentadoria de Ricardo Lewandowski, que deixou o STF em abril deste ano.
Observa-se que nessa terça-feira (1), Zanin participou de um jantar na casa do decano do STF, o ministro Gilmar Mendes. Lula e a primeira-dama, Janja Silva, também estiveram presentes.
No evento de posse que ocorrerá no STF são aguardados ministros em exercício e antigos da Corte, bem como o presidente da República e os presidentes da Câmara e do Senado, além dos presidentes de tribunais superiores de Justiça.