A novela e o suspense na definição do novo desenho da Esplanada dos Ministérios, que acomodará partidos do Centrão em um movimento para tentar obter mais votos favoráveis ao governo na Câmara dos Deputados, está perto de um desfecho.
Fontes que participam da negociação entre congresso e planalto afirmaram que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá chamar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), e os indicados aos ministérios Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA) para reunião na próxima terça, 15, ou quarta-feira, 16. A informação é da CNN Brasil.
No encontro, o presidente da República deverá apresentar as alternativas possíveis do novo desenho da Esplanada dos Ministérios, acomodando os partidos do Centrão.
O retorno de Lula é aguardado há mais de um mês, desde a reunião do dia 7 de julho, quando Fufuca foi o nome indicado pelo Progressistas para chefiar o Ministério do Desenvolvimento Social e Silvio Costa Filho foi indicado pelo Republicanos para a pasta do Esporte.
Os ministérios escolhidos, porém, são tidos “sensíveis” pelo presidente, que busca alternativas para apresentar às siglas. Os partidos, por sua vez, já sinalizaram nos bastidores que não aceitarão pastas “fracas”.
O movimento para seduzir o Centrão para a base de apoio ao governo começou com a entrada, no último dia 14 de julho, de Celso Sabino (União-PA) no Ministério do Turismo.