O Guia traz experiências de trabalhos e ideais realizados ao redor do mundo que contribuem com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e, para a edição deste ano, foram selecionados 96 projetos, sendo 17 destes no Brasil, com 3 projetos do município de Sobral.
Os projetos sobralenses que irão compor a edição de 2023 do Guia são: Alto do Cristo, Jardins Filtrantes do Parque Pajeú (ambos inscritos na categoria de Projetos da Última Década) e o Projeto Piloto da Praça do Sumaré, submetido ainda enquanto projeto, pois a obra não estava em execução (na categoria de Inspirações para o Futuro).
“É muito gratificante ver trabalhos desenvolvidos por tantas ‘mãos’, reconhecidos internacionalmente por instituições renomadas. Os projetos foram pensados e estudados com toda dedicação para a população sobralense.”, afirma Marília Ferreira Lima, secretária da Seuma.
A publicação do Guidebook for the 2030 (Guia para a Agenda 2030, em português) deve ocorrer durante o Outubro Urbano de 2023, evento com atividades que serão realizadas pela UIA.
Sobre a Comissão
A Comissão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da União Internacional de Arquitetos (UIA), tem publicação inspirada na Arquitetura para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo 2 volumes publicados em 2018 e 2020.
O guia demonstrará a interação da arquitetura com cada um dos ODS e se concentra na conexão entre os diferentes objetivos.
A UIA
A UIA foi fundada em 28 de junho de 1948, em Lausanne, Suíça, após a fusão do Comité permanent international des Architectes e da Réunion International des Architectes. Sua sede está localizada em Paris, na França.
A organização é reconhecida como a única de arquitetura global pela maioria das agências das Nações Unidas, incluindo UNESCO, UNCHS, ESOSOC, UNIDO e a OMS, bem como a OMC. O atual presidente (2021-2023) é o mexicano José Luis Cortés.
Através de suas Seções de Membros, a UIA está representada em mais de 100 países e territórios, geograficamente agrupados em cinco regiões.
Sobral de Prima