Quixadá: UFC se destaca na criação de startups e projetos tecnológicos idealizados por jovens empreendedores

Blog do  Amaury Alencar
0

 

O Campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará participou, pela segunda vez, da Feira Conecta SEBRAE 2023, que congrega oportunidades de negócios na região do sertão central, em julho deste ano. A UFC esteve presente com três estandes, onde foram apresentados projetos de empreendedorismo, robótica e tecnologias assistivas, startups premiadas e trabalhos do PET Tecnologia da Informação.

Os participantes da feira puderam conhecer um pouco mais sobre os cursos de graduação e pós-graduação do Campus, que tem se destacado na formação de jovens empreendedores.

“Todos os cursos têm disciplinas de empreendedorismo. Além das disciplinas, os alunos também têm o INOVE [Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do Campus de Quixadá] como ponto de apoio para tirar seus projetos do papel e transformá-los em uma ideia inovadora de mercado”, disse Simone Nunes, coordenadora do INOVE.

No Campus de Quixadá, o empreendedorismo é trabalhado como parte essencial das disciplinas e demais atividades relacionadas à graduação e pós-graduação. O INOVE funciona como ponte entre os estudantes e as instituições e atores que podem viabilizar suas ideias, como investidores.

Até hoje, 75 ideias de negócio foram incubadas pelo INOVE. As startups participaram de diversos programas de fomento ao empreendedorismo, como o Empreende UFC, Centelha, Ninna Hub, Corredores Digitais, Praia, AWC TIM, entre outros.

Atualmente, o núcleo conta com uma equipe de 45 bolsistas, dos quais 6 de extensão, 8 de iniciação acadêmica, 20 voluntários e 11 bolsistas de empreendedorismo da Bolsa Empreende UFC. No campus, para além das startups e programas de extensão e pesquisa, existem mais 26 projetos de inovação em atividade.

“Nosso campus respira tecnologia. Nossos trabalhos de conclusão de curso [monografias], que são menos divulgados, têm apresentado um nível altíssimo de inovação, que podem tranquilamente se tornar empresas e grande projetos. Somente no semestre passado, já tivemos inúmeros trabalhos promissores e com ótimo futuro”, conta a Profª Andreia Libório, diretora do Campus de Quixadá.

De acordo com o Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups 2022, elaborado pela Associação Brasileira de Startups (ABSTARTUPS), o Ceará é o oitavo Estado com mais startups no País, com 50 empresas registradas nesse formato (equivalente a 3% do total no território nacional).

 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)