No mês de agosto, diretamente do Sertão Central, a Casa de Saberes Cego Aderaldo realiza o Seminário de Celebração dos 20 anos da Política dos Mestres e Mestras da Cultura Tradicional Popular do Estado do Ceará. A casa é equipamento cultural da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Entre os dias 21 a 23 de agosto, com a temática “Memória, Tradição e Salvaguarda”, o evento gratuito celebrará o legado das artes e saberes tradicionais, com abertura de exposição, mesa-redondas, formações, oficinas e terreirada cultural voltados para a valorização das políticas dos Mestres e Mestras. “É de extrema relevância e importância celebrar os 20 anos de uma política pública de cultura. É uma celebração pela continuidade de uma política, mas fundamentalmente pela sua relevância e pela sua importância. Uma política de patrimônio cultural e material que valoriza, que salvaguarda os mestres e mestras da cultura popular tradicional aqui do Estado do Ceará, que são nossos guardiões e guardiãs da cultura cearense”, destaca Luisa Cela, Secretária de Cultura do Ceará.
Podem participar do Seminário gestores culturais, pesquisadores, artistas e toda comunidade interessada na temática. “É uma alegria muito grande poder realizar esse seminário e fundamentalmente celebrar a existência dessa política. E, mais importante ainda, celebrar a existência dos nossos mestres e mestras que tanto nos inspiram, que tanto nos ensinam e que tanto cuidam das novas gerações, na preservação de uma tradição, ensinamentos que passam de geração em geração, guardando e preservando aquilo que é fundamental na nossa identidade, o ser cearense. Então, viva a cultura do Ceará”, completa Luisa.
Sobre as leis
A Política dos Mestres da Cultura, Lei 13.351/2003, celebra seus 20 anos de existência no ano de 2023. Após duas décadas é importante analisar, debater e fortalecer a atual Lei dos Tesouros Vivos, 13.842/2006. Uma importante política que reconhece as pessoas naturais, os grupos e as coletividades dotados de conhecimentos e técnicas de ações culturais cuja preservação e transmissão são reconhecidas e representativas para importante referencial da Cultura Cearense.
Cláudia Leitão foi secretária da Cultura do Ceará na gestão de 2003-2006 e secretária da Economia Criativa no Ministério da Cultura de 2011 e 2013. A mestra em Direito (USP) e doutora em Sociologia aponta que “no Ceará, o Registro dos Mestres da Cultura Tradicional Popular é instituído de forma pioneira no Brasil, a partir da Lei 13.351 de 22 de agosto de 2003. Desde então, a Secretaria da Cultura do Ceará tem avançado na formulação e implementação de uma política pública que reconhece a importância estratégica dos saberes e fazeres ancestrais para o desenvolvimento com envolvimento. Se no plano federal, a invisibilidade dos mestres e mestras se perpetua, no Ceará o movimento se dá no sentido oposto. Viva!”
Sobre a programação
Programação gratuita e aberta ao público, conta com oficinas, lançamento de exposição, mesa redonda e rodas de conversas. Encerrando com terreirada cultural no Distrito de Cipó dos Anjos, Comunidade Boa Água – em Quixadá.
Michelle Maciel, coordenadora executiva da Casa da Saberes Cego Aderaldo, citou que “Será um momento para pensar e compartilharmos juntos as responsabilidades e o cuidado mais efetivo com os mestres e mestras da cultura. É dever de toda a sociedade esse cuidado.” E reforça que, “é importante o diálogo intersetorial com as demais pastas do poder público, para que o compromisso da salvaguarda desses saberes e fazeres da cultura popular seja garantido, visto que, é uma pauta que está sendo construída. O Seminário traz uma ampla participação dos mestres e grupos titulados, será uma oportunidade de vivenciar esses dias conhecendo e aprendendo com cada um.”
Dentro da programação do seminário, acontece no dia, 21, às 20h30, acontece o cine beija-flor, com o lançamento da websérie “Seres Ancestrais”, produzida pela Casa de Saberes Cego Aderaldo e Casa de Antônio Conselheiro, com direção artística de Alênio Alencar e Jaiane Sousa. Que apresenta histórias de vida de 22 (vinte dois) Mestres e Mestras da Cultura do Ceará, em 4 (quatro) episódios, com o objetivo de registrar a vida desses seres de criação, tradição e memória, imaginação e transmissão.
O gestor da Casa de Antônio Conselheiro, Pedro Igor, afirma que, “o Ceará, como é de praxe, foi um dos pioneiros na preservação e na proteção do seu patrimônio imaterial, a partir da instituição de uma política estadual, que ousou reconhecer e fomentar o trabalho de pessoas identificadas como Mestres/Mestras da Cultura Tradicional Popular. Com isso, o Estado passou a garantir a atuação dessas pessoas no repasse de seus saberes e experiências às novas gerações. Um feito incrível, que se tornou referência para o Brasil e que duas décadas depois permanece como uma ação política ativa e consolidada, devendo ser ampliada e fortalecida”.
Programação completa
Dia 21 de agosto (segunda-feira)
19h – Lançamento da Exposição “Mestres de Tradição: entre sons, brincadeiras e artesanias”
Presença: Luisa Cela – Secretária Executiva da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/SECULT-CE; Rachel Gadelha – Diretora-Presidenta na Instituto Dragão Do Mar – IDM; Jéssica Chuab – Coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória – COPAM/SECULT-CE.
19h30 – Apresentação Cultural – Sanfoneiro Luiz Paulo
20h – Lançamento do álbum “Seres Ancestrais” – trilha sonora
Convidado: José Marcos
20h30 – Lançamento da Websérie Seres Ancestrais
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo – Quixadá
Dia 22 de agosto (terça-feira)
8h30 – Mesa Redonda: “20 anos da Política dos Mestres da Cultura do Ceará: memória, tradição e salvaguarda.”
Convidados da Mesa: Mestre Aldenir, tradição Reisado (Crato); Cláudia Leitão – UECE; Lourdes Macena – IFCE; Jessica Ohara – COPAM/SECULT/CE
Mediação: Pedro Igor – Gestor da Casa de Antônio Conselheiro
Local: Câmara de Dirigentes Lojistas de Quixadá (CDL)
14h00 – Roda de conversa “Censo Demográfico dos Mestres e Mestras dos Tesouros Vivos do Estado do Ceará”
Mesa: Jaiane Sousa (Autora) e Alênio Alencar (Orientador)
Convidados: Mestra Carla – tradição Capoeira (Fortaleza), Mestre Cacique Sotero – tradição Indígena (Aratuba) e Mestre Lula – tradição Capoeira (Fortaleza)
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo
Dia 23 de agosto (quarta-feira)
9h – Oficina “A ginga da capoeira ancestral”
Oficineira: Mestra da Cultura Carla Mara, tradição Capoeira
Local: Fundação Cultural de Quixadá
14h – Oficina “Bordando o Coração com a Mão”
Oficineira: Mestra Dadá Leitão, Tradição Bordado à Mão
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo
TERREIRADA CULTURAL
“A Cultura bate à porta”
18h – Roda de Conversa – “Guardiões da Memória e da Tradição”
Convidados: Mestre Aldenir – tradição Reisado (Crato), Mestre Chico Emília, tradição Reisado (Quixadá) e Mestre Joaquim Roseno, tradição Dança de São Gonçalo (Quixadá)
Mediador: Aterlane Martins – IFCE-Quixadá
Local: Distrito de Cipó dos Anjos, Comunidade Boa Água – Quixadá
APRESENTAÇÕES CULTURAIS
19h10 – Dança de São Gonçalo, Mestre Joaquim Roseno – Quilombo Sítio Veiga
20h10 – Reisado Reis de Congo do Mestre Aldenir – Crato
21h10 – Reisado Boi Coração do Mestre Chico Emília – Quixadá
Local: Distrito de Cipó dos Anjos, Comunidade Boa Água – Quixadá
Serviço
Seminário de Celebração dos 20 anos da Política dos Mestres e Mestras da Cultura Tradicional Popular do Estado do Ceará
De 21 a 23 de agosto, de 2023
nas Casas de Saberes Cego Aderaldo (Quixadá) e Casa de Antônio Conselheiro (Quixeramobim)
Gratuito e aberto ao público
Repórter Ceará (Foto: SecultCE)