Tauá tem a 5ª maior população Quilombola do Ceará, diz o IBGE

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Comunidade remanescente dos Quilombolas se reúne periodicamente no Bairro Aldeota, em Tauá


O município de Tauá tem a 5ª maior população Quilombola do Estado do Ceará. Os dados foram divulgados pelo Censo do IBGE. 

Ao todo, são 1.069 pessoas, a maioria reside no Bairro Aldeota. A comunidade remanescente do Quilombo é reconhecida pela Fundação Palmares, após estudos e trabalhos de pesquisas realizados pelos próprios membros. 

No Bairro já ocorreram, Curso de Formação de Mulheres Quilombolas financiado pela Fundação Osvaldo Cruz, oficinas e até um TCC sobre o tema, apresentado pela então estudante Ana Kássia, que já atuou como Agente de Saúde do Bairro e presta serviços para a Sociedade Beneficente São Camilo, que administra o Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima, em Tauá. 

A comunidade também fundou a Associação Quilombola Inhamuns/Tauá - Consciência, procurando manter a viva a história dos Quilombos, e principalmente lutar pela implantação de políticas públicas voltadas para o segmento.

Recenseadora do IBGE integra a comunidade Quilombola de Tauá

A maior parte da população Quilombola de Tauá foi recenseada por uma integrante da própria comunidade. Joana Darc Ferreira Monte, foi aprovada na seleção realizada pelo IBGE, para a contratação de pessoal para realizar o Censo, e uma de suas áreas de atuação foi exatamente a do Bairro Aldeota, onde reside.

A recenseadora ressaltou a importância do levantamento feito pelo IBGE, que como órgão de Governo, passa a reconhecer a existência de pessoas remanascentes dos Quilombos no Município. "Que venham as políticas públicas para a nossa comunidade", cobrou.

Joana Darc externou ainda ao Blog do Wilrismar, o sentimento de felicidade e do dever cumprido, ao visitar as famílias, identificar as pessoas e sua origem. Ela comemorou também o fato de Tauá ter a maior população Quilombola da Região dos Inhamuns e a 5ª maior do Estado do Ceará.

Repórter Wilrismar Holanda

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)