O Governo Municipal de Várzea Alegre inaugurou na noite deste domingo, 20, após a celebração da missa dominical, o Busto do Monsenhor José Mota Mendes, im memoriam.
A imagem de bronze, que foi confeccionada por um artesão de Fortaleza, foi instalada na Praça Papa João XXIII, em frente à igreja Matriz de São Raimundo Nonato.
A homenagem foi uma proposta do vereador Michael Martins, PP, em 2018, no cinquentenário do reverendo. Ele agradeceu à gestão por ter atendido o requerimento.
Na inauguração, estiveram presentes o prefeito Zé Helder, MDB, o vice Dr. Fabrício Rolim, PDT, vereadores, a sobrinha de Monsenhor, Cristina, os padres Evaldo Alves, pároco, e Jardel Phellipe, vigário, e a comunidade varzealegrense.
A irmã de Pe. Mota, Maria de Lurdes, não esteve presente por questões de saúde, mas enviou uma mensagem. Nela, agradeceu à gestão municipal pela homenagem e falou da história de Monsenhor Mota.
Em sua fala, o prefeito Zé Helder disse que Monsenhor foi família de todos, que ele cumpriu sua missão, um legado que jamais será esquecido. Helder disse também que a festa de São Raimundo ganhou uma dimensão por meio do Monsenhor e o que o povo de Várzea Alegre tem gratidão ao Monsenhor por tudo.
Além da entrega do Busto, foi apresentada uma música composta pelo cantor Lourival Clementino, Vaval. Nela, o músico fala da relação de monsenhor com a festa de São Raimundo.
Monsenhor Mota nasceu em 29 de outubro de 1940. Recebeu ordenação presbiteral em 22 de dezembro de 1968, e foi sacerdote em Várzea Alegre de 19 de março de 1969 a 31 de agosto de 2022, tendo falecido em 04 de outubro de 2022.
A homenagem é justa e uma manifestação de gratidão ao religioso que comandou a igreja católica em Várzea Alegre por mais de 50 anos.
Ainda nesta noite, foi reinaugurado o busto do Padre José Otávio de Andrade, que foi instalado na referida praça durante sua construção no segundo mandato do Prefeito Josué Alves Diniz, de 1963 a 1967, sendo doado pelo amigo do padre, Vitorino Alcântara.
Foto divulgação