Várzea Alegre está na expectativa para as celebrações ao padroeiro São Raimundo Nonato, de 21 a 31 de agosto. Além de ser um dos maiores eventos religiosos do Ceará, a festa também tem grande evidência cultural e social.
Este ano, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, a Prefeitura de Várzea Alegre instalará na Praça Papa João XXIII, em frente à igreja Matriz de São Raimundo Nonato, um busto em homenagem ao Monsenhor José Mota Mendes. A inauguração será no dia 20 de agosto, um dia antes da abertura da festa.
A informação é da Assessoria de Comunicação do Governo Municipal.
Monsenhor Mota nasceu em 29 de outubro de 1940. Recebeu ordenação presbiteral em 22 de dezembro de 1968, e foi sacerdote em Várzea Alegre de 19 de março de 1969 a 31 de agosto de 2022, tendo falecido em 04 de outubro de 2022.
A homenagem é justa e uma manifestação de gratidão ao religioso que comandou a igreja católica em Várzea Alegre por mais de 50 anos.
Também será reinaugurado o busto do Padre José Otávio de Andrade, que foi instalado na referida praça durante sua construção no segundo mandato do Prefeito Josué Alves Diniz, de 1963 a 1967, sendo doado pelo amigo do padre, Vitorino Alcântara.
O Prefeito Zé Helder expressou seu entusiasmo sobre essa honrosa iniciativa, afirmando:
“É com grande satisfação que anunciamos a inauguração do busto do Monsenhor Mota, uma figura de extrema importância para nossa comunidade. Sua dedicação e comprometimento como sacerdote deixaram marcas positivas na história de Várzea Alegre, e esta homenagem é um testemunho do nosso respeito e gratidão.”
Toinha Pereira, Secretária de Cultura e Turismo, compartilhou sua perspectiva sobre as festividades:
“Estamos muito empolgados para dar vida a essa celebração que une fé, cultura e memória. A Praça da Matriz terá um significado ainda mais profundo, e esperamos que todos os cidadãos se unam a nós para honrar essas figuras proeminentes de nossa história.”
Foto Asa Film