O deputado federal AJ Albuquerque, atual presidente do PP Ceará, reafirmou apoio ao grupo político do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e do governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), mas indicou que isso não impede que o PP se articule com outras forças políticas, em determinados municípios, tendo em vista as eleições de 2024.
“O Progressistas foi o primeiro partido a dizer que apoiaria a candidatura de Izolda Cela, mulher que teria direito à reeleição. Como ela não conseguiu a indicação dentro de seu partido (o PDT), nós fomos o primeiro partido a dizer para o então governador Camilo Santana que estaríamos ao lado dele e do candidato dele. E assim foi feito”, ressaltou.
AJ reforçou o posicionamento do partido de apoiar Elmano desde a campanha eleitoral, o que, segundo ele, continuará a ocorrer independentemente de questões locais. “O PP ficou com a eleição de Elmano, nós fomos o primeiro partido a estar do lado do governador Elmano e continuamos ao lado do governador Elmano. Isso não quer dizer que, em outros municípios e localidades, não possamos fazer outras conjunturas políticas”, disse.
“Estive agora com Elmano recentemente, me colocando à disposição para ajudar na Câmara e sempre estou com o ministro Camilo, alinhando os trabalhos para o Ceará”, pontuou o parlamentar.
O pai de AJ, Zezinho Albuquerque, é atualmente secretário das Cidades de Elmano, tendo exercido o cargo já no governo Camilo.
Recentemente, AJ firmou acordo com o vice-prefeito de Caucaia, Deuzinho Filho (União Brasil), que é ligado ao grupo político do secretário da Saúde de Maracanaú e pré-candidato a prefeito de Fortaleza, Capitão Wagner (União Brasil), o que gerou questionamentos sobre o direcionamento do partido para 2024.
Deuzinho é rompido com o atual prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PSB), que por sua vez tem proximidade com o grupo governista de Camilo e Elmano. O governador, inclusive, manifestou publicamente que apoiará Valim à reeleição no ano que vem. Deuzinho e Valim devem se enfrentar no pleito de 2024. O cenário envolvendo o PP pode se repetir em outros municípios.
o povo