Campanha de Multivacinação começa neste sábado em todo Ceará; Público-alvo são crianças e adolescentes

Blog do  Amaury Alencar
0

A Campanha Nacional de Multivacinação, que se inicia neste sábado, 30 de setembro, e segue até 14 de outubro, chega aos postos de saúde dos 184 municípios do Ceará. Nesse período, os responsáveis devem levar a criança ou adolescente ao posto de saúde mais próximo à sua residência levando a caderneta, para que o profissional de saúde possa analisar a situação vacinal e indicar quais doses devem ser aplicadas. Caso não possua ou tenha perdido o documento, a criança também poderá ser identificada via sistema.

 O objetivo é analisar e atualizar a caderneta de vacinação de cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ideia é avançar nos indicadores de imunização e reduzir os riscos de reintrodução de doenças que já foram eliminadas ou controladas.

A campanha prevê a aplicação de todos os imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação, dentre eles, a proteção contra doenças graves como sarampo, poliomielite e covid-19. “Na última campanha nacional de multivacinação realizada no Ceará, o Estado, através das suas 2.500 salas de vacinas, aplicou mais de 500 mil doses, e cerca de 245 mil pessoas foram vacinadas”, recorda Ana Karine.

Quem reforça o pedido para que os pais e mães vacinem os filhos é a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, que garante a aplicação de todas as vacinas necessárias para proteger o público-alvo. “A campanha se inicia no dia 30, sábado, e nós estaremos lá às 8 horas da manhã, no Vapt Vupt do Antônio Bezerra, que vai funcionar até 16h30, em Fortaleza. Teremos mais vinte postos de saúde funcionando para a população. No dia dois de outubro, na próxima segunda-feira, teremos aqui o ministro da Educação, Camilo Santana, e a nossa ministra da Saúde, Nísia Trindade, fazendo o lançamento também da campanha numa escola aqui de Fortaleza. Já no dia sete, nós teremos o grande Dia D de Vacinação, quando nós estaremos mobilizando o Estado para que todos possam vacinar suas crianças e adolescentes”, conclui.

Imunobiológicos Especiais (CRIE)

Além das salas de vacina nos postos de saúde, a rede Sesa também conta com Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). Os equipamentos desempenham um papel fundamental ao garantir o acesso da população com imunodeficiência congênita ou adquirida e outras condições especiais de saúde, a imunobiológicos específicos para prevenir doenças incluídas no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Os CRIE também realizam a investigação de eventos adversos graves relacionados à vacinação, contando com apoio hospitalar e laboratorial para essa finalidade. O acesso ao serviço é gratuito, disponível pela rede Sesa no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e no Hospital Geral de Fortaleza HGF). Basta apresentar prescrição médica, apresentação de cartão de vacinação e documento com foto.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)