Há três dias, um incêndio de grandes proporções avança sobre a Serra das Cobras, na zona rural de Santa Quitéria. A situação tem levado preocupação aos moradores das localidades próximas, que clamam por socorro. Relatos dão conta de que o fogo pode ter sido ocasionado de forma criminosa de quinta para sexta, quando um grupo que caçava no local iniciou uma fogueira que acabou se alastrando.
Uma guarnição dos bombeiros civis locais foi enviada para a região nesta tarde, acompanhado de carros-pipa, para ajudar a controlar as chamas.
De acordo com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Quitéria (IMASQ), o Corpo de Bombeiros de Ipueiras foi acionado para esta ocorrência desde sexta, no entanto, dado outros incêndios de maior gravidades que também acontecem no entorno, ainda não foi possível o deslocamento pra cá para atender, no entanto, estão cientes do fato. Dados da própria brigada militar apontam que Santa Quitéria é a cidade que mais demanda atendimentos por incêndios florestais nos Sertões de Crateús, ao longo do ano.
"Maioria dos incêndios que vem acontecendo em Santa Quitéria são criminosos, seja por atividades caça ou na limpeza de terreno. Todos este casos estamos apurando, coletando provas, analisando as situações e locais e responsabilizando donos ou quem chegar a fizer a prática destes", afirmou o superintendente do órgão João Costa Filho.
A voz de Santa Quitéria