Foto: Alê Cardoso
Nessa quinta-feira (28), 269 técnicos em Agente de Saúde e Agente de Endemias participaram da colação de grau que marca o encerramento da formação híbrida para aperfeiçoamento do trabalho. A qualificação técnica é uma parceria do município com o Ministério da Saúde.
O curso teve duração de 10 meses, totalizando 1.275 horas de aulas. Os formandos já compõem o quadro pessoal do município, que conta com 59 agentes de endemias e 210 agentes de saúde. Além das aulas online, os alunos tiveram atuação prática com visitas aos bairros do município.
“Nós aprendemos a ver que tudo é comunitário. Que é necessário atuar analisando a realidade de cada lugar. Com certeza fortaleceu o trabalho em coletivo”, disse a agente de saúde Maria Adelina Pereira, que atua na área há mais de 20 anos.
O prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) esteve presente na cerimônia. Na ocasião, ele atribuiu os indicadores positivos na Saúde do município, como a nota 9,53 no Previne Brasil, ao trabalho desenvolvido pelos formandos.
“As conquistas que tivemos na Saúde nos últimos anos foram graças ao trabalho e profissionalismo de vocês. Nossos prêmios e títulos são resultados do investimento na área e vocês são os principais agentes responsáveis por eles”, afirmou.