Foto: Marcelo Camargo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue em processo de recuperação após passar por cirurgia nessa sexta-feira (29). Lula operou uma artrose localizada na cabeça do fêmur, e que vinha lhe causando fortes dores no quadril. O petista se submeteu ao procedimento no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, onde permanece internado.
De acordo com a presidência da República, o político seguirá no hospital até a próxima terça-feira (3), quando está programada sua alta médica. Neste mesmo dia deverá retornar ao Palácio da Alvorada. O petista afirmou que ao longo do mês de outubro e parte de novembro sua agenda será concentrada na residência oficial do chefe do executivo nacional.
Explica-se que a concentração da agenda no Palácio busca assegurar uma boa recuperação ao petista, que já tem 77 anos. Neste período não está programado que Lula passe a presidência ao vice, Geraldo Alckmin, em nenhum momento.
Com grande número de compromissos internacionais, o político também só deve cumprir novas agendas fora do Brasil no final de novembro, quando viajará para a COP 28.