Salitre : Vereadores de oposição a gestão municipal votaram contra projeto do piso da enfermagem

Blog do  Amaury Alencar
0




 Nessa sexta-feira, 29, o projeto de lei que trata do piso da enfermagem do município de Salitre foi desaprovado pela Câmara Municipal. Os vereadores de oposição ao Prefeito Dodó de Neoclides votaram contra a matéria. Carlinhos da Bulandeira, atual Presidente da Câmara, mais os vereadores Paulo de Espírito Santo, Antonio de Dedi, Claudia Lavor, Socorrinha e Eridiana disseram não ao projeto que iria garantir a transferência dos recursos da União Federal com a finalidade de cumprir o disposto na Lei Federal n° 14.434, de 4 de agosto de 2022, que instituiu o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira para o Município de Salitre.

A Secretária de Saúde, Georgia Souza, chegou a ir até a Câmara na reunião das Comissões informar que o recurso está na conta aguardando apenas a aprovação da lei para o pagamento, mas o projeto foi reprovado mesmo assim. De acordo com a Assessoria Jurídica do município, a Lei que existe hoje tratando do piso da enfermagem é atrelada a Portaria nº 597 do Ministério da Saúde, que foi revogada e substituída pela Portaria nº 1.135, que trouxe novas regras. Daí a impossibilidade de cumprir a atual lei e a necessidade de aprovar um novo projeto, seguindo as regras e valores atuais repassados pelo Governo Federal.

 Após reprovar o projeto da enfermagem, o Presidente, Carlinhos da Bulandeira, disse que nenhum projeto de interesse da atual gestão será aprovado pela Câmara. Uma grande perda para a classe da enfermagem que terá que aguardar mais tempo para receber seus direitos.  Votaram a favor do projeto os vereadores Silvio Pinto, Fátima de Dodó, Professor Novinho, Irmão Maciel e Aquino

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)