A seleção brasileira iniciou o caminho até a Copa do Mundo de 2026 goleando a Bolívia por 5 a 1. os 48 mil torcedores que compareceram ao Estádio Mangueirão, em Belém do Pará, na noite desta sexta-feira, puderam testemunhar Neymar marcar duas vezes e bater o recorde de Pelé como maior artilheiro de todos os tempos da seleção brasileira. Além de Neymar, Rodrygo e Raphinha também anotaram no primeiro jogo de Fernando Diniz como técnico da seleção.
Como foi o jogo
Já nos minutos iniciais, a seleção brasileira assustou o goleiro Guillermo Viscarra, Neymar cobrou falta e a bola raspou a trave do arqueiro boliviano. Aos 13 minutos, o Brasil teve grande oportunidade após a arbitragem marcar pênalti no toque de mão do zagueiro Adrián Jusino, Neymar cobrou mal e desperdiçou a chance de abrir os trabalhos para a Canarinho.
Dez minutos depois, após belo passe em profundidade de Danilo, Raphinha chutou forte e Viscarra espalmou na área, a zaga boliviana se atrapalhou e a bola sobrou para Rodrygo, que só escorou e abriu o placar para o Brasil. Aos 36 minutos, Viscarra se esforçou e fez grande defesa para evitar o segundo do Brasil após a cabeçada de Richarlison.
Na etapa final, o Brasil tomou conta do jogo e dominou completamente os bolivianos. Logo no primeiro minuto, Raphinha cortou para a esquerda e bateu rasteiro, sem chances para o goleiro Viscarra, 2 a 0. Na marca dos sete minutos, Rodrygo recebeu em profundidade para fazer o segundo dele, terceiro do Brasil.
Aos 15 minutos, após tentativa de Rodrygo, a bola sobrou para Neymar, que desta vez não desperdiçou e se isolou como maior artilheiro da história da seleção brasileira, fazendo o gol de número 78 com a camisa da amarelinha.
A Bolívia até saiu do zero com o chutaço de Victor Abrego no ângulo do goleiro Ederson, mas não foi suficiente para ameaçar o resultado favorável ao Brasil, que se garante na primeira posição da tabela com três pontos e quatro gols de saldo.
Nos acréscimos, ainda deu tempo de Neymar marcar o quinto para o Brasil. Após cruzamento certeiro de Raphinha, o camisa 10 chutou de primeira e anotou seu segundo na partida, ele agora tem 79 gols pela seleção brasileira, dois a mais que o eterno rei Pelé.
Próxima partida
O próximo compromisso da seleção brasileira é na terça-feira (12) contra o Peru, no estádio Monumental de Maturín. A partida válida pela segunda rodada das Eliminatórias da Copa terá transmissão ao vivo da Globo às 23h (horário de Brasília).