O PP indicou o deputado federal André Fufuca, do Maranhão, para o Esporte, desalojando, assim, a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, enquanto o Republicanos emplacou o deputado Silvio Costa Filho para o Ministério de Portos e Aeroportos, antes ocupado pelo socialista Márcio França. Márcio foi deslocado para a nova pasta que cuidará da Micro e Pequena Empresa.
SEGUNDO ESCALÃO
Quanto ao segundo escalão, como destaca, no Jornal Alerta Geral, o repórter Carlos Alberto, um dos cargos mais cobiçados é a Presidência da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e, também, na agenda está a disputa por cargos na Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e do Parnaíba).
CEARENSE DE OLHO NA FUNASA E NA CODEVASF
A Funasa passa por ampla reestruturação, chegou a ser extinta no início do atual governo em função dos escândalos de desvio de recursos, mas foi ressuscitada após pressões de deputados federais e senadores e, nesse momento, o futuro da fundação é alvo de disputa política.
Tanto a Funasa quanto a Codevasf estão na mira do União Brasil, do PP, do Republicanos e do PSD. O presidente regional do PSD, Domingos Filho, chegou a dizer que tinha sido indicado pelo partido para comandar a Funasa.
O líder do Governo, José Nobre Guimarães, classificou a suposta indicação como fofoca. Inserido nas articulações e, agora, integrante da base de apoio ao Governo Elmano de Freitas, Domingos Filho trabalha para desembarcar em um cargo do segundo escalão do Governo do presidente Lula.
Se não for a Fundação Nacional de Saúde, a Codevasf já está na agenda como um possível destino de Domingos Filho. A indicação é bancada pelo PSD, com o apoio de lideranças estaduais do PT.