Panetone em setembro: por que já está sendo vendido nos supermercados?

Blog do  Amaury Alencar
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Foto: Reprodução
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Ainda faltam alguns meses para as decorações natalinas preencherem os pontos comerciais das cidades e os corações serem tocados pelo espírito do Natal. No entanto, o panetone, um dos produtos mais célebres da época, se encontra já presente nas prateleiras do varejo alimentício e disponível no e-commerce de grandes marcas.

A sensação é de que “os panetones chegam cada vez mais cedo nas prateleiras dos supermercados”. Nas redes sociais, internautas divergem sobre a pressa do passar dos meses e como o Natal parece já estar perto. Será mesmo?

Certas ocorrências sociais, que se manifestam regularmente em determinadas épocas do ano, são introduzidas pelo mercado com o objetivo de institucionalizá-las. Ouvidas pela Bom Gourmet, do Jornal Gazeta do Povo, três empresas conhecidas no ramo de panificação e confeitaria confirmaram que as produções de panetone começam em setembro.

“O quanto antes se entra no mercado, maior o domínio do espaço. É uma estratégia”, explica Juliana Corá, grouper de marketing da Bauducco, que gerencia o marketing de produtos sazonais, como panetone e colomba pascal, além de fermentações naturais. A Bauducco detém o título de maior produtora de panetone do mundo, produzindo 75 milhões de unidades por ano em três fábricas (duas em Extrema, Minas Gerais, e uma em Guarulhos, São Paulo).

A personalização é cada vez mais forte no segmento e todos querem garantir os insumos certos para isso. Para que as gôndolas mercantis fiquem repletas do pão em setembro, as máquinas de produção precisam ser iniciadas pelo menos um mês antes. Isso significa que as fábricas não mantêm um estoque de um ano para o outro — os produtos provavelmente foram liquidados nas promoções de janeiro nos pontos de venda.

O que de fato acontece é que, já em julho, grandes panificadoras e confeitarias iniciam as preparações para a época natalina e distribuem seus produtos para uma maior consolidação do marketing de suas marcas no mercado.

Neste mesmo período, os grandes compradores iniciam os estoques e a antecedência nos pedidos é fundamental para evitar qualquer desabastecimento no final do ano. A liderança de vendas e a consolidação de marcas no ramo da panificação traz o gostinho do Natal meses antes do espírito natalino bater à porta.

                                         o Povo 

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