Para além da responsabilidade fiscal, o programa Sua Nota Tem Valor impacta sociedade por apoio a instituições

Blog do  Amaury Alencar
0

 


 “Um papel de educar, preparar essas crianças, incentivar, apoiar, elevar a autoestima para que essas crianças possam sonhar e terem mais oportunidades”. É assim que Edméa Frota, coordenadora da Associação Beneficente do Parque do Cocó, descreve o trabalho da ONG, uma das instituições ajudadas pelo programa Sua Nota Tem Valor.

Atuando, há quase 30 anos, junto aos jovens da Comunidade dos Trilhos – considerada uma das carentes de Fortaleza -, a associação segue a missão de manter os jovens, que vêm de uma situação de vulnerabilidade e muitas vezes de uma família desestruturada, sonhando. O que começou como uma forma de dar reforço escolar aos alunos da área passou a ser muito mais para crianças e jovens de 0 a 15 anos. Com a associação – no contraturno da escola – há reforço escolar, aulas de arte, música, dança e esperança de dias melhores.

“Além dessas atividades que complementam a educação que os pais às vezes não conseguem dar na escola, porque a maioria das nossas crianças são de famílias bem desestruturadas, a gente ensina valores. A questão do respeito, da valorização da escola, do meio ambiente, a questão do bullying, a questão da diversidade para que não haja esses preconceitos e tantos outros valores que são necessários para a formação e o desenvolvimento da criança tanto emocional quanto intelectual. A gente também tem apoio psicológico, médico, de nutricionista”, comenta Edméa.

A associação é uma das 510 instituições vinculadas ao programa Sua Nota Tem Valor, do Governo do Ceará, e gerido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). Com o compromisso no sentido da educação fiscal, o Sua Nota Tem Valor atua para além dessa área. O programa é uma ponte entre o cearense – que ajuda a deter sonegação de imposto – e entidades beneficentes que precisam de apoio para continuar dando suporte para aqueles que mais necessitam.

Para Jonilma Maia, gestora do Programa, essa parceria estabelecida entre o estado e a população gera melhorias significativas para a sociedade e é uma ação direta de educação fiscal. “Por meio dela, nós trabalhamos para permitir que o cidadão seja muito mais consciente sobre os seus deveres e direitos e se torne um ser muito mais participativo na sociedade”, destaca.

No Sua Nota Tem Valor, a cada cupom fiscal pedido e cadastrado com CPF é uma oportunidade de ganhar prêmios em dinheiro para o cidadão e para uma instituição que o mesmo apoie. O programa contabiliza, desde a criação em 2020, a entrega de cerca de R$17,48 milhões em prêmios, distribuídos entre 490 pessoas e 386 instituições sem fins lucrativos.

“O Sua Nota Tem Valor é o que está nos sustentando”. Essa foi a frase usada pela professora Cristiane Justa, presidente da ONG Abrace (Amigos e Benfeitores Reabilitando Animais no Ceará).

Os apoiadores ao qual Cristiane se refere são aqueles que fazem a inscrição no programa Sua Nota Tem Valor e adotam uma instituição sem fins lucrativos que concorre juntamente com ele aos sorteios em três grandes áreas exclusivas, considerando as regiões do planejamento e da sua população estimada conforme o IBGE, de modo a garantir uma aproximação do mesmo tamanho da população em cada uma dessas três áreas:

Área 1: Grande Fortaleza, Litoral Oeste/Vale do Curu

Área 2: Litoral Norte, Serra da Ibiapaba, Sertão do Inhamuns, Sertão dos Crateús, Sertão de Sobral, Maciço de Baturité e Vale do Jaguaribe.

Área 3: Cariri, Centro Sul, Serão de Canindé, Sertão Central e Litoral Leste.

Sua Nota Tem Valor

Para fazer parte, o consumidor deve se cadastrar no site específico ou no aplicativo Ceará App, pela aba Sua Nota Tem Valor. A ferramenta está disponível para download gratuito nas lojas Play Store (sistema operacional Android) e App Store (sistema IOS).

Logo depois, é só preencher um cadastro, pelo app, e pronto. Dali em diante, todas as vezes em que você pedir seu CPF na Nota Fiscal, automaticamente, os pontos são registrados para o programa, beneficiando um sistema tributário e proporcionando uma sociedade mais justa.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)