A solenidade de posse do arquiteto Romeu Duarte Júnior no Instituto do Ceará, quando passou a ocupar a cadeira do arquiteto José Liberal de Castro, foi altamente prestigiada. Romeu é um grande nome da arquitetura cearense, conhecedor da história do Estado e, principalmente, de Fortaleza, onde defende a beleza dos bangalôs e prédios históricos.
Seu prestígio levou à sua posse o arquiteto e dirigente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, a arquiteta Beatriz Diógenes, o arquiteto e membro do Instituto do Ceará, Delberg Ponce de Leon, a geógrafa e membro do Instituto, Maria Clélia Lustosa Costa, arquiteto, o geógrafo José Borzacchiello, também, membro do Instituto, que saudou a posse do novo integrante em nome da instituição..
O Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico é a mais antiga instituição cultural do nosso Estado. Foi fundado em 4 de março de 1887, com a finalidade de estudar e difundir a história, geografia, antropologia e ciências correlatas naquilo que diz respeito ao Ceará, em especial. É sediado no Palacete Jeremias Arruda, rua Barão do Rio Branco, 1594, Centro de Fortaleza.