Foi retomada nesta semana, a tão esperada obra da Escola Família Agrícola de Santa Quitéria, localizada na comunidade de Santa Rita. Após 10 anos se arrastando desde o início da construção, a expectativa agora é para que seja concluída de fato, considerando o estado avançado em que já se encontra e não haja mais interrupções, diferentemente de reinícios anteriores.
O Governo do Estado, junto com a empresa licitada Nocal Construções, colocou o prazo de mais 12 meses para que a estrutura fique pronta. Funcionários já trabalham no local, fazendo a limpeza e roço do matagal e alguns serviços paliativos, até que a execução comece. Para este retorno das obras, serão empregados recursos da ordem de R$ 1.286.323,31. Ao longo desta década e sem estar funcionando, o Estado já pagou quase R$ 5 milhões na EFA.
Desde a paralisação, gerada pelo abandono da empreiteira responsável, estava faltando menos de 3% para ser terminada, e enquanto isso, a escola estava sendo afetada pelos desgastes ocasionados pelo tempo, entrada de animais e matos crescendo aos arredores. Salas de aula, laboratórios, refeitório, anfiteatro, dormitórios e quadra de esportes estão bastante encaminhados.
De acordo com a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), neste novo contrato, restam ainda por ser feito, para que seja finalizado o empreendimento:
- Pinturas em Geral;
- Sistema de tratamento de esgoto;
- Anfiteatro;
- Castelo D’água;
- Quadra de Esportes;
- Bloco Pedagógico;
- Telhoça/Entrada, Bloco de Sala de Aulas;
- Salão de Eventos;
- Refeitório;
- Pisos;
- Sala do Núcleo Gestor;
- Alojamento Masculino, Alojamento Feminino;
- Alojamento dos Professores;
- Passarelas, Mureta de Contorno;
- Instalações Hidráulicas (Geral);
- Instalações Elétricas, Serviços Externos (Postes, Caixas de alvenaria);
- Subestação/Quadro Geral;
- Instalações de SPDA;
- Climatização do Administrativo.
Quando estiver em funcionamento, a Escola Família Agrícola, que levará o nome do ex-vereador Afonso Rodrigues Tavares, oferecerá uma educação de ensino integral voltada para o meio rural de Santa Quitéria e cidades vizinhas, buscando valorizar as atividades do campo e fornecer profissionalização aos estudantes.
A voz de Santa Quitéria