Por meio do Cine Bom de Praça, moradores de sete cidades da região terão acesso gratuito a produções que valorizam a cultura cearense
Sessões gratuitas de cinema, na praça da cidade, com direito a pipoca e todo o universo mágico da sétima arte: essa é a experiência que o projeto Cine Bom de Praça, da Ambiental Ceará e Ambiental Crato, vai proporcionar nos sete municípios do Cariri atendidos pelas empresas. A iniciativa, que tem o lançamento marcado para 11 de setembro, reforça o pilar de promover transformações que vão além das obras de esgotamento sanitário. A estreia do projeto será em Missão Velha, com a exibição dos filmes “Pequenos Guerreiros” e “Cine Holliúdy”.
Além de Missão Velha, as cidades de Barbalha, Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito, Juazeiro do Norte e Crato receberão a estrutura de cinema itinerante, que será montada ao ar livre. Os filmes exibidos serão “Pequenos Guerreiros”, dirigido por Bárbara Cariry e que teve parte das cenas gravadas em cidades da região; e “Cine Holliúdy”, com direção de Halder Gomes e nomes como Edmilson Filho, Falcão, Karla Karenina e Haroldo Guimarães no elenco. A expectativa é reunir, ao todo, quase 5 mil pessoas nas sessões.
A escolha do audiovisual como essência desse projeto se deu para valorizar a vocação cultural que o Ceará tem para o cinema, seja com longas e curtas metragens produzidos aqui ou com a realização de festivais com projeção nacional. O estado é também a terra natal de cineastas, atores e diretores que assinam trabalhos ímpares nesse segmento. Dessa forma, o Cine Bom de Praça é uma maneira de a Ambiental Ceará e a Ambiental Crato se aproximarem dos moradores e estimular que as vidas deles sejam transformadas a partir de vários aspectos - do saneamento básico à cultura.