O município de Senador Pompeu, no Sertão Central, completa 127 anos de emancipação política neste domingo, 3.
“Nessa data especial, é impossível não relembrar as raízes profundas que fazem de Senador Pompeu um lugar tão especial. Desde a sua fundação, esta cidade tem sido um centro de cultura, tradição e comunidade, onde as pessoas se unem em prol do bem-estar comum”, disse a gestão através de nota publicada nas redes sociais.
Município que tem se destacado nos últimos anos com a geração de emprego e a chegada de empreendimentos na cidade, Senador Pompeu recebeu esse nome em homenagem ao senador Tomás Pompeu de Sousa Brasil, como foi feito no País durante o império e toda a República Velha com diversas outras vilas que viraram cidades.
Para além de seu nome, o município é um dos pontos principais da história do Ceará, já que, devido a infraestrutura ferroviária e localização central foi usado para instalação de um dos Campos de Concentração no Estado durante a seca de 1932.
Ainda na nota, a gestão ressaltou que “a jornada de 127 anos de independência política representa não apenas o tempo que passou, mas também o progresso constante e as conquistas que moldaram Senador Pompeu ao longo dos anos. Da agricultura à educação, da cultura à economia, esta cidade tem se destacado de diversas maneiras, mostrando sua resiliência e determinação”.
“Que Senador Pompeu continue a prosperar e a celebrar sua história e cultura, trazendo ainda mais realizações e momentos de felicidade para seus habitantes. Parabéns, Senador Pompeu, pelos 127 anos de emancipação política!”, parabenizou Maurício Pinheiro, prefeito do município.
Repórter Ceará