Cariri recebe circuitos do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras

Blog do  Amaury Alencar
0

 



O projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras chega ao Cariri, em outubro e novembro. De 16 a 20 de outubro, acontece o Circuito de Criação Literária, com Clécio Rimas (PE). A oficina de cordel embolada, repente e rap vai ser realizada na Casa Azul da Mestra Josenir Lacerda, de 14h às 18h. No dia 08 de novembro, o Circuito de Autores traz a dupla Débora Ferraz (PB) e Marcelo Moutinho (RJ) para a Biblioteca Pública do Crato e para a Biblioteca do Sesc Crato, nos horários de 9h30 e 17h, respectivamente. Essas ações são abertas ao público.

Circuito de Oralidades já passou pela região, no dia 27 de setembro, com o poeta, compositor e brincador de palavras rimadas, Jadson Lima (RN). Ele apresentou o recital “Dizendo o verso e contando história” para os alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra, no Crato. Nesse circuito nacional de apresentações, a oralidade é privilegiada, se voltando para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas.

Com atuação em todas as regiões do Brasil, o projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. Assim, as diferentes frentes contempladas pelo Arte da Palavra podem contribuir para a democratização do acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país.

Circuito de Criação Literária

Composto por oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária. No Cariri, o Circuito de Criação Literária promove a oficina de cordel, embolada, repente e rap, que propõe um descortinar acerca dos processos criativos e teóricos relacionados a esses bens culturais a partir da oralidade, leitura e escrita.

Com apresentação e produção de Clécio Rimas, poeta popular e artista-educador tabirense radicado em Recife, a atividade consiste numa abordagem moderna e interativa sobre os aspectos relacionados à criação literária nos diversos tipos de poesia metrificada (quadras, sextilhas, septilhas, oitavas e décimas). Além disso, aborda o estudo de técnicas inéditas para criação de repentes (glosas), interpretação, elaboração e declamação de cordéis, da poética musical e verbal característica das emboladas e sobre como esses gêneros brasileiros dialogam com o rap em suas diferenças e semelhanças.

Circuito de Autores

O Circuito de Autores promove itinerância, em âmbito nacional, de autores de diversas categorias da literatura brasileira. A proposta é apresentar a diversidade de vozes literárias em constante e viva produção. O intercâmbio desses autores faz circular suas obras e ideias, possibilitando que diferentes vertentes literárias sejam conhecidas em diversas regiões. No Crato, a mesa-redonda é com os autores Débora Ferraz (PB) e Marcelo Moutinho (RJ).

Doutora em Escrita Criativa no Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Débora tem mestrado em Comunicação e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela mesma instituição. Além de colaborar com jornais e revistas, já publicou contos em jornais, revistas e antologias. Seu romance de estreia, “Enquanto Deus Não Está Olhando”, publicado pela editora Record, foi vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2014 (Melhor Romance) e do Prêmio São Paulo de Literatura 2015 (Melhor livro do ano – autor estreante).

Já Marcelo Moutinho é autor dos livros “A Palavra Ausente" (Malê, 2022), “Rua de Dentro” (Record, 2020) e “Na Dobra do Dia” (Rocco, 2015), entre outros. Com "A Lua na Caixa D’Água” (Malê, 2021), conquistou o Prêmio Jabuti 2022 na categoria Crônica. Também recebeu o Prêmio da Biblioteca Nacional de melhor livro de contos de 2017, com "Ferrugem", editado pela Record. Publicou ainda títulos infantis e organizou antologias, como “Contos de Axé – 18 histórias inspiradas nos arquétipos dos orixás” (Malê, 2021). Trabalha com as narrativas curtas (contos e crônicas) e as relações entre o subúrbio/periferia e memória afetiva, dialogando com jovens e adultos.

 

SERVIÇO - ARTE DA PALAVRA – REDE SESC DE LEITURAS

Circuito de Criação Literária - Oficina de cordel embolada, repente e rap com Clécio Rimas (PE)

Data: De 16 a 20/10

Horário: de 14h às 18h

Local: Casa Azul da Mestra Josenir Lacerda (Rua José Carvalho, 162 – Crato)

Aberta ao público

 

Circuito de autores – Mesa redonda com Débora Ferraz (PB) e Marcelo Moutinho (RJ).

Data: 08/11

Às 9h30 - Biblioteca Pública do Crato (Centro Cultural do Araripe – Largo da RFFSA – Centro – Crato)

Às 17h - Biblioteca Sesc Crato (Rua André Cartaxo, nº 443 – Centro – Crato)

Aberto ao público

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)