Pelo menos uma pessoa morreu, quatro estão desaparecidas e dez ficaram feridas após um deslizamento de terra, na noite deste sábado (30), na comunidade do Arumã, no município de Beruri, a mais de 170 km de Manaus.
Segundo a Defesa Civil do Amazonas, cerca de 200 pessoas estão desabrigadas desde a tragédia. Elas estão alojadas em um centro comunitário, em uma cidade vizinha.
Para auxiliar os desabrigados e prestar apoio às buscas pelos desaparecidos, o governo vai encaminhar equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Instituto Médico-Legal, além de servidores da Assistência Social, Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria de Estado de Saúde e Fundação de Vigilância em Saúde.
O Governo do Amazonas também enviou 150 cestas básicas, 100 garrafões de água de 20 litros e 180 frangos, além de 150 kits de higiene pessoal, para apoio aos desabrigados e às famílias em situação de risco.
"Determinei total apoio nas buscas e assistência às vítimas do desbarrancamento que aconteceu ontem, na comunidade do Arumã, em Beruri. Nossas equipes estão em campo para fazer o que for preciso. Minha solidariedade e orações às famílias atingidas", informou o governador Wilson Lima (União Brasil) nas redes sociais.
A Prefeitura de Beruri decretou luto oficial de três dias em razão da tragédia. "Vamos trabalhar incansavelmente para garantir que todas as vítimas recebam as devidas assistências, bem como identificar as causas dessa tragédia e tomar as medidas necessárias para evitar que algo semelhante ocorra no futuro", declarou a gestão municipal.