7.729 pessoas foram às urnas neste domingo (01/10) em Santa Quitéria para escolher os cinco novos conselheiros tutelares, que atuarão no município pelo mandato 2024-2028.
A eleição transcorreu-se na normalidade, sem intercorrências, no entanto em alguns locais chegou a registrar filas como na escola Chico Figueiredo (Pereiros), maior colégio eleitoral da cidade, cuja votação se encerrou já a noite.
Centenas de pessoas acompanharam a apuração em tempo real na frente da Secretaria de Proteção Social junto com os candidatos, onde pouco depois das 20h, o resultado foi apresentado e comemorado pelos eleitores.
Dos cinco atuais, uma não conseguiu a reeleição: Vanessa do Zezinho, dando espaço a Natálio Duarte, que retorna ao cargo após dois mandatos fora. Gatíssimo permaneceu como o mais votado pela terceira vez. A nova composição será empossada em 10 de janeiro de 2024.
De acordo com a promotora Priscila Rayana de Medeiros Souza, algumas irregularidades constatadas no dia de hoje e ao longo do processo eleitoral estão em tramitação e serão apuradas as devidas responsabilizações. "O Ministério Público segue fiscalizando as condutas dos candidatos. Somente vai interferir no resultado quando houver decisão definitiva do Poder Judiciário", detalhou.
Após a proclamação do resultado, os eleitos concederam entrevista ao A Voz de Santa Quitéria agradecendo a população por ter comparecido para sufragar os votos e que pretendem continuar neste novo mandato na defesa dos direitos da criança e do adolescente, trabalhando dentro das atribuições que lhes são conferidas.
Eleitos
- Gatíssimo – 1.388 votos
- Natálio Duarte – 749 votos
- Edicarlos Pinheiro – 716 votos
- Lucas Farias – 630 votos
- Érica Barbosa – 584 votos
Suplentes
- Cricy Oliveira – 531 votos
- Vanessa do Zezinho – 452 votos
- Gecilene Carlos – 423 votos
- Larissa Mesquita – 419 votos
- Gabriel Filho – 385 votos
- Brenna Maria – 309 votos
- Michel Oliveira – 291 votos
- Matheus Sousa – 278 votos
- Carol Catunda – 242 votos
- Daniel Araújo – 182 votos
- Cacyana Gomes – 63 votos
- A voz de Santa Quitéria