Na próxima segunda-feira, 30 de outubro de 2023, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai oficializar parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para criação de uma especialização em Economia Solidária, na modalidade de Educação a Distância (EaD), e um projeto de capacitação na área de Piscicultura – atividade relacionada à criação de peixes em ambientes controlados.
O acordo será possível devido à transferência de recursos financeiros da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), vinculada ao MCTI, para a UFCA. Esse repasse ocorre por meio do chamado Termo de Execução Descentralizada (TED), em atendimento a demandas da universidade que foram incorporadas pelo ministério.
O TED é realizado quando, em regime de colaboração mútua, órgão e entidades da administração pública federal buscam a execução de programas, de projetos e de atividades de interesses recíprocos. Atualmente, o termo é regulamentado pelo Decreto N° 10.426, de 16 de julho de 2020.
Segundo Dayvid Souza Santos, coordenador-geral de Tecnologias Sociais e Economia Solidária, pasta também ligada ao MCTI, os investimentos que serão repassados à UFCA giram em torno de R$ 4 milhões.
Na UFCA, o gerenciamento desse acordo está sendo organizado pela Diretoria de Articulação e Relações Institucionais (Diari/UFCA).
O encontro para oficialização da parceria será realizado no campus Juazeiro do Norte da UFCA (bloco K, sala K301), às 13h, e terá a presença do reitor da UFCA, Silvério de Freitas; de representantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA) e do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA); além do Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes/MCTI), Inácio Arruda, e de Dayvid Souza Santos.
Economia Solidária, Inovação e Gestão Social
Com apoio financeiro do MCTI, o curso de especialização EaD em Economia Solidária, Inovação e Gestão Social será ofertado pela UFCA em parceria com o Conservatoire National des Arts et Métiers (Le Cnam) – universidade francesa.
A especialização destaca a articulação nacional e internacional entre professores, pesquisadores e especialistas na prática da Economia Solidária, como os professores Jean-Louis Laville (coordenador interinstitucional do curso) e Joaquim Melo (um dos criadores do conceito de bancos solidários no Brasil).
Além de docentes da UFCA e da Le Cnam, o curso terá ainda professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Federal do Tocantins (UFT); Centro Universitário Alves Faria (Unialfa); Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (Epuca); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Capacitação na área de Piscicultura
No caso da Piscicultura, a UFCA desenvolverá projetos que irão permitir cursos de capacitação para pequenos produtores e agricultores familiares da região do Cariri cearense.
De acordo com o professor do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA), Ricardo Ness, os recursos advindos do MCTI vão possibilitar a revitalização de ambientes e equipamentos propostos para prática da Piscicultura já existentes na universidade.
“A gente está com a proposta de recuperar os tanques, colocar sistemas de aquaponia, que é associar a nutrição de vegetais à água de recirculação dos peixes, e propor rações alternativas para peixes. É um projeto de Pesquisa, de Extensão”, afirmou.