Guimarães espera reciprocidade do PP e Republicanos e defende criação do Ministério da Segurança Pública para consolidar base de apoio

Blog do  Amaury Alencar
0

O líder do Governo na Câmara Federal, José Guimarães (PT), disse, em entrevista publicada, nesta segunda-feira (9), no Jornal O Globo, que espera maior reciprocidade do PP e Republicanos após os dois partidos assumirem os Ministérios de Esporte e de Portos e Aeroportos, defende a criação do Ministério da Segurança Pública e admite a existência de um acordo para cessão de cargos na Caixa.

 ‘’Iniciamos o ano com franca minoria no Parlamento e fizemos um esforço gigantesco para aprovar as pautas do nosso interesse. A Câmara entregou tudo, muito mais do que o Senado, que ainda tem matérias pendentes. Mas sempre disse ao Lula que o melhor para constituir a governabilidade institucional era a ampliação de espaços no governo. É claro que a entrada desses partidos traz mais boa vontade’’, observa Guimarães, em um dos trechos da entrevista.

CARGOS E EMENDAS PARLAMENTARES

Ao ser questionado sobre cargos na Funasa e na Caixa Econômica, disse que há um acordo por espaços para PP e Republicanos no governo, nos ministérios e na Caixa, mas, quanto à Funasa, disse nunca ter ouvido nada.

Sobre a instituição de um calendário de liberação de emendas parlamentares, Guimarães fez restrições.

‘’O Congresso ter um calendário de pagamento de emendas não seria correto. A execução é um direito do Executivo. O Congresso aprova o Orçamento, e os parlamentares têm direitos sobre as emendas, é claro’’, afirmou o líder do Governo, ao dizer, ainda, que ‘’Tem que haver critérios, transparência e carimbo’’.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)