Um incêndio atingiu uma área de mata na Estação Ecológica situada no Município de Aiuaba. O fogo começou ontem (01), e a coluna de fumaça foi avistada em várias localidades próximas da área de preservação ambiental.
Na manhã de hoje (02), o Chefe da Estação, Honório Miguel Arraes, disse ao Blog do Wilrismar, que o incêndio foi debelado e eliminado pela equipe de brigadistas da própria unidade.
"Saímos às 4:15h da madrugada e depois de muito trabalho, as chamas foram contidas", finalizou.
Estação Ecológica preserva o bioma caatinga
Instituída no ano de 1978, quando foi declarada de utilidade pública pelo decreto 81.218, tendo sido criada pelo decreto de 6 de fevereiro de 2001, com uma área de 11.525,3 hectares de mata nativa do bioma caatinga do Nordeste brasileiro, a Estação Ecológica está inserida integralmente dentro do município de Aiuaba. Foi criada com o objetivo de proteger o bioma caatinga, propiciar a pesquisa científica e desenvolver programas de educação ambiental. Assume uma grande importância ecológica por ser a maior de conservação do bioma caatinga coberta integralmente com floresta de caatinga-arbórea, exercendo influência na manutenção da biodiversidade florística e faunística desse bioma, além de representar um importante papel no ciclo hidrológico da região, devido a sua cobertura florestal densa. A unidade atrai estudantes e pesquisadores de várias universidades do país e do exterior.
Repórter Wilrismar Holanda