Os requerimentos, com o pedido do auxílio, podem ser feitos de forma remota, sem precisar agendar exame médico ou passar por perícia. O processo é feito no site meu.inss.gov.br ou pelo aplicativo Meu INSS, no novo sistema Atestmed.
LINHA DIRETA PARA PEDIDO DE ORIENTAÇÃO: whatsApp (85) 99273.4353
O segurado, ao encaminhar a solicitação do benefício, precisa anexar os documentos médicos que apontem a necessidade de afastamento das atividades de trabalho.
DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS
O atestado médico precisa ter sido emitido há menos de 90 dias da Data de Entrada do Requerimento (DER) e conter as seguintes informações:
• Nome completo
• Data de emissão
• Data de início do repouso ou de afastamento das atividades
• Prazo estimado para a recuperação (data pode ser estimativa)
• Informações sobre a doença por escrito ou Classificação Internacional de Doenças (CID).
• Assinatura do profissional
• Identificação do médico, com nome, carimbo e registro no conselho de classe (Conselho Regional de Medicina ou Conselho Regional de Odontologia)