A cidade de Manaus, município no Amazonas, já está no terceiro dia seguido encoberta por fumaça de queimadas. A nuvem cinzenta cobre toda a cidade nesta sexta-feira (13). Além dos problemas de saúde da população, as queimadas frequentes podem causar danos ao meio ambiente, incluindo destruição de ecossistemas naturais, perda de biodiversidade e liberação de gases de efeito estufa, contribuindo para as mudanças climáticas.
O superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, disse que a “onda de fumaça” que encobre Manaus está vindo dos municípios do Careiro e Autazes e é causada por agropecuaristas. “Essa fumaça vem dessa região sendo provocada pelo uso inadequado do fogo em áreas de agropecuária e que se estendem para áreas de vegetação”, afirmou.
A fumaça das queimadas passou a invadir Manaus desde agosto deste ano. O problema veio se agravando em setembro e ao longo dos primeiros dias de outubro. Isso acarreta também a perda de produtividade devido e pode resultar em custos econômicos significativos para a cidade.