Uma Portaria publicada pelo 2ª Promotoria de Justiça de Tauá, tendo a frente ao Promotor Dr. Alan Moitinho Ferraz, pede informações e providÊncias das 3 esferas do Poder Público, sobre o problema do abastecimento de água no município de Tauá.
O representante do MPCE determinou instauração de procedimento administrativo e encaminhamento de Ofícios à Prefeita de Tauá e Secretarias Municipais, COGERH, SOHIDRA, Ministério da Integração Nacional e ao 40º Batalhão de Infantaria do Exército, sediado em Crateús, para que num prazo de 30 dias informem que providências estão sendo adotadas quanto a planejamento orçamentário, levantamento sobre o volume hídrico dos reservatórios, informações sobre perfuração de poços profundos, retorno da Operação Carro Pipa no Município, dentre outras informações.
Veja a Portaria em link anexo abaixo
Tauá aguarda a retomada da Operação Pipa
A Prefeitura de Tauá informou ao Blog do Wilrismar que está aguardando a retomada da OCP (Operação Carro-Pipa) do Governo Federal, gerenciada pelo Exército. A situação foi levada ao conhecimento do Ministro da Integração Nacional Waldez Goes, que esteve em Tauá, no último dia 25 de agsto, pessoalmente pelo Dep. Federal Domingos Neto, com pedido de providências urgentes para a volta do abastecimento, que foi paralisado no início de junho pelo Exército para apurar supostas fraudes cometidas por pipeiros credenciados. Depois o parlamentar participou de audiência em Brasília reforçando a cobrança.
Na última segunda-feira (02), O Deputado Federal Domingos Neto recebeu cópia do Ofício do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, vinculado ao Ministério da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (MIDR), com a autorização de retomada do abastecimento de água das comunidades de Tauá.
O documento determina ao Exército que "observe os prazos solicitados e utilizando, dentre os mananciais indicados, o que melhor atenda as necessidades operacionais, observando-se as normas de qualidade da água", diz o Secretário Nacional de Defesa Civil.
O Município repassará as informações solicitadas sobre as ações realizadas, no prazo fixado pelo MPCE.
Veja o Ofício da Secretaria Nacional de Defesa Civil
Repórter Wilrismar Holanda