Uma extensa cortina de fumaça surpreendeu moradores de Juazeiro do Norte na noite de domingo (1º), provocada por incêndios em cidades vizinhas. Um deles, em Caririaçu, atinge uma área de vegetação há quase uma semana. Há suspeita de que o foco tenha sido resultado de uma queimada, feita por um agricultor, para limpar uma área de plantio. O número de ocorrências tem dificultado a atuação dos bombeiros, situação agravada pelas condições climáticas favoráveis aos focos.
Desde sábado, os quartéis de Crato e Juazeiro atendem ocorrências na região. “Por volta das 22 horas, você olhava para o céu e parecia um incêndio dentro da própria cidade, mas, na verdade, esses incêndios aconteceram nos arredores de Juazeiro do Norte e as massas de ar trouxeram a fumaça e o céu ficou daquela forma”, explica o major Noberto Santos.
O major orienta que os agricultores procurem orientação e autorização de secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, antes de ações como queimadas. “É importante que essas pessoas sejam acompanhadas, orientadas e ajudadas”, instrui o major Noberto, também solicitando ações pró-ativas das secretarias.
Este ano, 41 incêndios foram registrados em 10 cidades do Cariri. Várzea Alegre lidera a lista, com 10 ocorrências, seguida por Assaré e Barbalha, com oito, Caririaçu, com seis, enquanto Campos Sales, Mauriti e Milagres registraram dois focos em cada cidade. Completam a lista os municípios de Abaiara, Brejo Santo e Juazeiro do Norte, com um caso. Existem 46 queimadas ativas em 11 municípios desde o dia primeiro.
Jornal do Cariri