Ainda neste sábado, a secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, participa das ações de multivacinação nas cidades do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, no Cariri cearense.
Já no domingo (8), a vacinação será oferecida na Estação das Artes, durante a programação cultural do projeto “Ser Criança no Sobradinho”, promovida pela Secretaria da Cultura. As vacinas estarão disponíveis das 9h às 12h.
O público prioritário da Campanha Nacional de Multivacinação é formado por crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.
Cultura e saúde
De acordo com a coordenadora de imunização da Sesa, Ana Karine Borges, serão ofertadas todas as vacinas de rotina, sendo elas: Hepatite A, Hepatite B, Pentavalente, Pneumocócica, Vacina Inativada Poliomielite, Vacina Oral Poliomielite, Vacina Rotavírus Humano, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP, Tetraviral, HPV, dT, e Meningocócica ACWY, além da covid-19.
Ana Karine Borges destaca que a intenção da atividade é atingir os participantes das ações culturais da entidade. “Pensamos nesse local, porque teremos um bom público infantil presente e assim teremos uma excelente oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação dessas crianças”, disse.
Além da caderneta, também é importante que os pais levem um documento de identificação com foto. “Nossa intenção é analisar a caderneta de vacinação do público que estará presente no evento, através da demanda espontânea”, destaca.
O projeto “Ser Criança no Sobradinho” é uma ação que busca estimular a produção livre, através de desenhos e pinturas como um exercício de estímulo à imaginação e produção artística na infância. A atração é gratuita e livre para a criançada.
Campanha Nacional
Os municípios do Estado programaram a intensificação da vacinação para que crianças e adolescentes possam atualizar o esquema vacinal. O intuito da Campanha é, além de manter a situação vacinal em dia, recuperar as coberturas, oportunizar a vacinação e reduzir os riscos de reintrodução de doenças que já foram eliminadas ou controladas no Estado e no País.
A Campanha Nacional de Multivacinação, que teve início em 30 de setembro, segue até 14 de outubro. O objetivo é analisar e atualizar a caderneta de vacinação de cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos.