FOTO: POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ/DIVULGAÇÃO
Entre o final da noite de ontem (19) e a manhã de hoje (20), a Polícia Militar deteve cinco homens suspeitos, apreendeu três armas de fogo, além de munições, e recuperou produtos roubados no Cariri.
A primeira situação ocorreu por volta das 23h40. Policiais do BPRaio do Crato, durante patrulhamento pela avenida Duque de Caxias, no bairro Pinto Madeira depararam-se com um automóvel modelo Prisma de cor prata com quatro ocupantes trafegando em alta velocidade. Os militares saíram em perseguição ao veículo, vindo a abordá-lo em frente ao terminal rodoviário. Após a vistoria, foram localizados apenas dois cartões de crédito, e o proprietário do carro disse que não são dele.
Um dos ocupantes do veículo, o tornozelado, Cícero Artur Matias, de 20 anos que segundo a polícia, é apontado como principal suspeito dos dois últimos homicídios registrados na cidade de Barbalha, foi questionado sobre a arma de fogo utilizada nos crimes. Segundo os militares, ele afirmou que estava na casa de Jonas de Souza Barros, de 23 anos, o qual confirmou que a arma estaria em sua residência, localizada no sítio Santo Antônio, distrito de Arajara, em Barbalha. Os policiais foram até o local, onde encontraram a arma, um revólver calibre 38, no alpendre, envolta em uma toalha, e procederam à apreensão do armamento.
Os quatro homens, juntamente com o veículo, foram conduzidos à delegacia de Juazeiro do Norte. Ao chegarem na DP, a equipe teve ciência de um assalto que havia ocorrido no bairro Horto algumas horas antes. Entraram em contato com a vítima, uma mulher de 29 anos, pois ela já havia registrado um Boletim de Ocorrência (B.O.). Ao comparecer à delegacia, ela reconheceu três dos suspeitos como os autores do roubo que havia sofrido. Por conta desse ilícito adicional, foi dada voz de prisão, e a autoridade competente realizou os procedimentos cabíveis.
Por volta das 6h50min desta sexta-feira, dia 20, uma equipe da Força Tática da 3ª Cia/2º BPM do Crato recebeu a informação de que, nas proximidades do colégio Aldegundes, no Bairro Vila Alta, um indivíduo chamado Rafael André dos Santos, de 33 anos, estava circulando na Rua João Pereira Nunes com um revólver na cintura.
Ao chegar ao local, os policiais observaram que o suspeito, ao perceber a chegada da viatura, correu e colocou um objeto embaixo de um veículo estacionado na rua. Neste momento, ele foi abordado pelos policiais. Na revista do local, foi apreendido um revólver calibre 38, com capacidade para seis cartuchos, no entanto, sem nenhuma munição. Ao ser questionado sobre a arma, Rafael André, de acordo com os policiais, afirmou que tinha a intenção de matar um guarda municipal com quem havia tido um desentendimento dias antes, quando este o agrediu com um tapa no rosto. Ele e a arma foram conduzidos à Delegacia Regional da Polícia Civil do Crato.
Cerca de duas horas depois, militares do 2º Pelotão da 1ª Companhia do 5º BPRaio de Barbalha realizaram a prisão de uma dupla com uma arma de fogo e uma motocicleta roubada na zona rural do município. A ação policial ocorreu após moradores do Sítio Macaúba informarem que dois homens desconhecidos da comunidade local estavam agindo de forma suspeita em uma motocicleta e informaram a placa do veículo. Após os policiais verificarem a placa da moto no sistema, constataram que estava registrada como roubada.
Diante da situação, os militares realizaram buscas pelos suspeitos, que foram abordados. Com eles, foram encontrados um revólver calibre 38, com capacidade para seis munições, municiado, além de treze munições de calibre 38, sendo uma delas picotada, dois celulares, e uma moto Honda CG 160 Fan, de cor preta, ano 2018, que havia sido roubada no município de Juazeiro do Norte.
Segundo a Polícia Militar, os suspeitos foram identificados como Adilson Francisco Oliveira dos Santos, de 19 anos, residente no Bairro Pio XII, em Juazeiro do Norte, e Gleybston Rodrigues de Souza Júnior, de 23 anos, residente no centro de Saboeiro. Ambos confessaram ter realizado uma série de assaltos no dia anterior na zona urbana de Barbalha. Diante disso, foi dada voz de prisão aos acusados, que, juntamente com os objetos apreendidos, foram conduzidos à delegacia municipal de Barbalha, para as medidas cabíveis.