Foto: Prefeitura de Juazeiro do Norte
Um projeto social desenvolvido em Juazeiro do Norte pretende capacitar 32 pessoas em situação de rua para o mercado de trabalho. Batizado de ‘Recriando Oportunidades’, o projeto teve início na última quarta-feira (4), no Centro Pop.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Trabalho (Sedest), serão três formações com direito a certificados de conclusão. Os concludentes ainda terão prioridade no banco de dados do Senac, a fim de facilitar a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.
Mônica Sillan de Oliveira, coordenadora técnica do ‘Recriando Oportunidades’, explica que o projeto foi pensado “para subsidiar as políticas públicas voltadas para a população em situação de rua”. Segundo ela, a iniciativa tem três metas:
“A primeira é de capacitar de forma humana e profissional 90 pessoas que vivem nesta situação no Crajubar. Depois, pretendemos subsidiar os municípios de Juazeiro, Crato e Barbalha a formular os planos municipais para lidar com a questão. E, por último, pretendemos capacitar 80 profissionais que atuam nos três municípios e trabalham neste âmbito”.
Em Juazeiro, o projeto é executo de forma conjunta pela Associação Frente de Assistência Criança Carente (FACC), em parceria com a Sedest e Senac.