Na tarde desta quarta-feira (11), o gestor da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, se reuniu com a reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Izabelle Mont’Alverne, e a secretária da Segurança Cidadã (Sesec) de Sobral, Emanuela Leite, para discutir a implementação de uma nova ferramenta estratégica voltada para a segurança pública na cidade de Sobral. O encontro ocorreu na sede da SSPDS, situada no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), em Fortaleza.
A iniciativa partiu da reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne, em colaboração com a secretária da Sesec de Sobral, Emanuela Leite. Durante a reunião, uma das pautas centrais foi a criação de um observatório da violência, projeto em desenvolvimento pela própria instituição de ensino superior. O secretário da SSPDS enfatizou que já existe um Termo de Cooperação firmado entre a SSPDS e a Sesec na cidade.
A reitora da UVA ressaltou que o observatório da violência será implantado no campus da universidade, mas contará com a colaboração da Secretaria de Segurança Cidadã (Sesec) de Sobral e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE). O principal objetivo do observatório é fornecer suporte aos órgãos de segurança por meio de análises de dados, novas informações e formulação de políticas públicas para promover a segurança e prevenir a violência na cidade.
Além do gestor da SSPDS e das representantes da UVA e da Sesec, estiveram presentes na reunião o chefe de gabinete da SSPDS, tenente-coronel PM Cristiano Lins, o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa, o professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que irá coordenar o observatório, Marcos Aguiar, e o coordenador de inteligência e videomonitoramento da Guarda Civil Municipal de Sobral (GCMS), Max Muller.
Essa parceria entre a SSPDS e a UVA promete ser um passo importante no fortalecimento da segurança pública em Sobral, visando uma comunidade mais segura e protegida para todos os seus cidadãos.
Sobral on Line