Secretária de Meio Ambiente do Ceará Vilma Freire, participa do Programa de Educação Executiva Internacional – Boston Beyond

Blog do  Amaury Alencar
0

 

A secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) do Ceará, Vilma Freire, integrou o grupo de 47 líderes cearenses participantes do Programa de Educação Executiva Internacional – Boston Beyond, no período de 9 a 13 de outubro, na cidade americana de Boston. O programa proporcionou aos participantes, representantes de empresas, governo, universidades e instituições ligadas ao empreendedorismo e desenvolvimento econômico do Ceará, promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), uma jornada de aprofundamento e aprimoramento de conhecimentos.

Para Vilma, a jornada ofereceu ao grupo a oportunidade de aprender – com especialistas de nível internacional, novas ideias e as melhores práticas mundiais, no contexto do mercado global. “Além de sessões acadêmicas e workshops, realizamos visitas técnicas a instituições de ponta, a exemplo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde foi iniciada a programação com uma sessão acadêmica sobre ‘Tendências em Transição Energética’, com os professores do MIT”, relata. Nesse dia, o foco foi a temática da inovação, transição energética, sustentabilidade, novas tecnologias e inteligência artificial. O grupo também conheceu empresas locais de destaque.

Após as sessões acadêmicas, o grupo partiu para as visitas técnicas. A primeira parada foi no MIT Innovation Headquarters (MIT iHQ), um espaço do Instituto, dedicado à comunidade de inovação e empreendedorismo. “Localizado no coração da eclética Kendall Square, conhecida como o metro quadrado mais inovador do planeta, em referência à alta concentração de start-ups empreendedoras e à qualidade da inovação que surgiram nas proximidades da área desde 2010”, disse. A visita foi conduzida por Tim Miano, profissional de inovação, empreendedor em série, mentor e instrutor com formação em Direito, Economia e Ciências.

Corpo técnico de ponta

A titular da SEMA destacou o corpo docente do programa. “Grandes nomes das universidades americanas”, disse. Ela citou David Robertson, PhD, professor sênior da Sloan School of Menagement do MIT, atualmente dirigente do maior e mais bem avaliado programa executivo do MIT; Guiyan Zang, doutora em engenharia mecânica, pela universidade de Iowa e líder de pesquisa em análise tecnoeconômica na MIT Energy Initiative (MITEI); o engenheiro químico Darik Mallapragada, pós-doutorando do MIT, com experiência em tecnologias energéticas abrangendo os setores de transporte e indústria e suas integrações com sistemas energéticos; e por fim, Randall Field, diretor executivo  de Centro de  Energia do Futuro do MITEI. “Ele examina a aceleração energética à medida em que tecnologias, políticas, demografia e economia emergentes remodelam o cenário de oferta e de procura de energia”, encerra.

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)