Sessão solene na Alece celebra os 16 anos de criação da Unipace

Blog do  Amaury Alencar
0

 


A Assembleia Legislativa do Ceará celebrou, na manhã desta sexta-feira (27/10), em sessão solene, os 16 anos de criação da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). A instituição busca contribuir com o aprimoramento do Parlamento no Ceará, capacitar líderes inovadores na área da gestão pública e promover atividades de ensino voltadas para o desenvolvimento da sociedade. 

A presidente da Unipace, deputada Gabriella Aguiar (PSD), apontou que a instituição tem como missão promover soluções que contribuam com políticas públicas inovadoras objetivando o desenvolvimento local e regional, assim como aproximar ainda mais a sociedade do Parlamento.

A parlamentar enalteceu ainda as atividades da Unipace na educação cidadã e legislativa, com os cursos de mestrado, especialização, MBA e idiomas, além de execução de projetos sociais, publicações e apoio logístico de diversas instituições dos setores público e privado. “A Unipace tem mostrado, durante a sua existência, a capacidade de estimular o conhecimento e ser instrumento de participação e de cidadania”, avaliou.


Deputada Gabriella Aguiar (PSD) destaca atividades da Unipace na educação cidadã e legislativa / Foto: Paulo Rocha

De acordo Gabriela Aguiar, mais de 200 mil cearenses foram atendidos no decorrer dos 16 anos de atuação, nos cursos, palestras ou seminários. Ela destacou também que a instituição atua ainda com a educação de jovens e adultos (EJA), por meio do projeto Superação; com o programa Alcance; cursos de inglês, francês e espanhol e de especialização.

O vice-presidente da Escola do Parlamento, deputado Renato Roseno (Psol), assinalou que a Unipace desempenha um papel importante de qualificação do servidor público, especializando-o e prestando um melhor serviço para a população. “Essa é uma escola que prioriza a melhoria do serviço público através dos servidores e servidoras. Melhorar o serviço público, através da formação desses profissionais, é melhorar a qualidade do direito de cidadania daquele que mais precisa. Ao melhorar o serviço, estamos diminuindo desigualdades e promovendo cidadania”, afirmou.


Deputado Renato Roseno (Psol): Unipace desempenha um papel importante de qualificação do servidor público / Foto: Paulo Rocha

O parlamentar anunciou ainda que, em 2024, a Unipace deve lançar uma formação em direitos humanos e cidadania para movimentos sociais e populares. “Reiterando o nosso compromisso com os direitos humanos, com a formação popular em direitos humanos, tentando envolver também os agentes de estado nesse fim”, ressaltou. 

A coordenadora-geral do programa Alcance, deputada Jô Farias (PT), agradeceu a parceria que a Unipace tem com o programa e salientou a importância da iniciativa para a educação de jovens que buscam ingressar no ensino superior. “Estamos juntos nessa luta para reforçar ainda mais a educação para a população do nosso Estado”, disse.

Já a diretora da Unipace, Lídia Andrade Lourinho, avaliou que são 16 anos de educação legislativa de qualidade, mas cumprindo um papel que vai além da atividade legislativa, indo em busca da educação cidadã. “O nosso foco é o servidor e a servidora, os nossos colaboradores, mas a gente vai muito além. Estamos extrapolando os muros e tentando chegar aos 184 municípios com essa educação legislativa de qualidade. Em seus 16 anos de existência, a Unipace se tornou um farol na educação legislativa”, pontuou.

Lídia Lourinho afirmou ainda que a instituição está moldando não apenas profissionais competentes, “mas que entendam seu papel na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.

O ex-presidente da Alece e fundador da Unipace, Domingos Filho, destacou que a escola surgiu da necessidade de proporcionar a formação e qualificação dos servidores da Alece, visando melhorar o serviço prestado pela Casa para a população. Para ele, a instituição cresceu e evoluiu muito desde sua criação, consolidou-se e venceu desafios e que muito ainda tem que ser feito para garantir o acesso à educação contínua de servidores e do povo cearense. “As pessoas precisam de oportunidade. Essa oportunidade do saber é a que mais anima e necessita o cidadão, e tenho certeza de que a Universidade do Parlamento proporciona isso para todos, através de um ensino de qualidade”, afirmou.

Na solenidade, foram homenageados ex-presidentes e ex-diretores da Unipace; servidores da instituição; a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão; a diretora da escola, Lídia Lourinho; o diretor legislativo da Alece, Fabrício Machado; o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), entre outras personalidades. 

Além dos homenageados, estiveram presentes na sessão solene a ex-deputada Patrícia Aguiar; o ex-deputado Artur Bruno, representando o governador Elmano de Freitas, e servidores e servidoras da Unipace e Alece.

A sessão solene contou ainda com a apresentação do Coral da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce), com as músicas “Andanças”, “Estão Voltando as Flores” e “Xodó”, sob a regência do maestro Albano.

*Com informações da Alece

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)