O Sonora Brasil traz ao Ceará apresentações do espetáculo Batuques do Rio. Neste ano, o projeto tem como tema Culturas Bantu: afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas, e destaca a contribuição dos povos de línguas Bantu para a música brasileira. As apresentações acontecem dias 19, 20 e 21 de outubro, em Juazeiro do Norte, Iguatu e Nova Olinda, respectivamente. Dia 21, também será realizada a oficina de Percussão com José Camarão Neto na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda.
A programação é gratuita e aberta ao público. Batuques do Rio, com Nina Rosa e Marquinhos de Oswaldo Cruz, traz o legado da Cultura Bantu que resiste com forte presença na música do Brasil. A começar pelo lundu, que, segundo vários pesquisadores, constituiu-se no primeiro ritmo genuinamente afro-brasileiro, tendo sido a base para o nascimento de outros gêneros musicais, como o choro e o maxixe.
Nina Rosa representa a geração de novos talentos da música brasileira, despontando no cenário do samba com sua voz marcante e interpretação forte. Marquinhos de Oswaldo Cruz traz toda essa rica herança em suas inúmeras composições, bem como em sua militância e projetos (Trem do Samba, Feijoada da Família Portelense, Feira das Yabás, entre outros), sempre visando a preservação da memória da Cultura Bantu.
Durante a programação teremos ainda a oficina “Conhecimentos em percussão”, voltada a jovens e adultos que tenham interesse em aprender e/ou aprimorar seus conhecimentos em percussão no ritmo samba. Ela se propõe a ensinar pessoas que nunca tiveram contato com um instrumento percussivo a conhecerem os principais instrumentos que compõe uma percussão no samba, como eles funcionam, que som emitem e aprenderem os primeiros passos para tocar um instrumento percussivo.
Para quem já teve contato anterior, a oficina pretende proporcionar um maior aprofundamento no instrumento. Crianças, jovens e adultos podem se inscrever e participar de um momento de atividades divertidas e dinâmicas.
Sobre o Sonora Brasil
Em 2023, o projeto retoma o formato presencial, com programações realizadas por grupos de vários estados do Brasil. Serão 37 artistas/grupos musicais de 22 estados e Distrito Federal que se apresentarão em 40 cidades brasileiras.
Esse processo de curadoria, em torno de um recorte temático anual, proporciona ricas experiências para o público, e fortalece a Rede Sesc de Música, formada por profissionais de todos os estados. Reforçando também outros aspectos fundamentais do Sonora Brasil, que é o olhar, a escuta e a valorização das territorialidades, da diversidade e das memorias, através de expressões sonoras e musicais.
Serviço
Projeto Sonora Brasil
Programação
Dia 19/10
19h – Apresentação do Espetáculo Batuques do Rio
Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré – Juazeiro do Norte/CE
Dia 20/10
19h – Apresentação do Espetáculo Batuques do Rio
Local: Teatro Sesc Sabino Antunes da Silva – Iguatu/CE
Dia 21/10
14h – Oficina de Percussão
Local: Fundação Casa Grande – Nova Olinda/CE
19h – Apresentação do Espetáculo Batuques do Rio
Local: Fundação Casa Grande – Nova Olinda/CE